
Fazenda vertical: projeto de cultivo de hortaliças é apresentado à Suframa
A Suframa realizou uma visita técnica, nesta segunda-feira (28), à Fazendas UP Visioneer Solution Ltda., localizada no Conjunto Tiradentes, bairro Aleixo, zona Leste de Manaus. A unidade, que tem cadastro na Suframa, funciona como uma “fazenda vertical”, cujo conceito principal é o cultivo de plantas em ambiente controlado.
A equipe da Autarquia, coordenada pelo superintendente Bosco Saraiva, foi recebida pelo CEO da empresa, Adson Bruno Tolentino. Além de assistir a uma apresentação institucional, os servidores da Suframa também percorreram a unidade e conheceram a produção de hortaliças, que atende a aproximadamente 40 restaurantes na capital amazonense.
Fazendas
De acordo com Tolentino, a Fazendas UP é pioneira na produção vertical de hortaliças na região amazônica e busca revolucionar o setor agrícola com um sistema de cultivo em ambiente controlado que otimiza recursos e garante produtos de alta qualidade. Ele também destacou que a fazenda opera com a redução do consumo de água em até 95% e que, pelo fato de estar situada em centro urbano, também consegue minimizar aspectos como custos logísticos e emissão de carbono.
“O processo produtivo da Fazendas UP resulta em hortaliças com vida útil 40% maior do que as cultivadas em campo aberto. Além disso, a produção em ambiente controlado dispensa o uso de agrotóxicos, garantindo alimentos mais saudáveis”, afirmou Tolentino.
Ampliação
Ele também destacou o planejamento de ampliação da empresa, que, com apenas um ano de operação, já almeja expandir sua produção. “Estamos construindo um novo galpão e ampliando a área de cultivo. Queremos nos tornar uma indústria que processa seus produtos para consumo imediato. A empresa já adquiriu máquinas para essa finalidade e espera transformar sua produção nos próximos dois anos”, reforçou.
O superintendente Bosco Saraiva elogiou o empreendimento e se disse satisfeito por conhecer o trabalho de mais uma agroindústria que está tendo resultados positivos na região.
Exemplo
“É um exemplo de empreendimento que queremos fomentar cada vez mais na região, pois além da alta capacidade de atração de de investimentos e de geração de empregos, também é uma unidade que produz alimentos de qualidade que depois vão ser consumidos pela população local. Então é uma operação benéfica em diversas frentes”, afirmou Saraiva, que foi acompanhado na ação pelos superintendente-adjuntos Leopoldo Montenegro (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Carlito Sobrinho (Administração), além da analista técnico-administrativa da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin), Camilla Chaves Abitbol, e do gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel.
Deixe um comentário