Governador entrega primeiro serviço de Telessaúde do interior em Manacapuru

Governador entrega primeiro serviço de Telessaúde do interior em Manacapuru

O governador Wilson Lima entregou, neste sábado (26/04), o primeiro serviço de Telessaúde do interior do estado, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), que faz parte das ações do programa Saúde AM Digital, e que vai reduzir o tempo de espera para a realização de consultas e exames agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

O município é um dos polos regionais equipados com salas para teleconsultas e telediagnósticos, e que vai oferecer os procedimentos por meio de atendimento remoto.

“Nós escolhemos o município de Manacapuru porque é um município polo estratégico, próximo da capital, absorvendo a demanda de outros municípios como Novo Airão e Iranduba. O que estamos fazendo é um trabalho de descentralização (da Saúde) e os pacientes não esperem tanto tempo por atendimento”, afirmou o governador Wilson Lima.

Estrutura

A estrutura foi implantada na Policlínica Delphina Aziz, bairro Terra Preta. No local, uma sala foi preparada para realização de teleconsultas e outra para telediagnósticos, evitando o deslocamento de pacientes para a capital. A unidade recebeu equipamentos de eletrocardiograma, MAPA e Holter, ampliando a oferta de diagnósticos cardiológico.

Os agendamentos para as teleconsultas em Manacapuru iniciaram nesta semana para que os atendimentos sejam realizados a partir da próxima segunda-feira (28/04).

Saúde

O programa de Telessaúde, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), está disponível para 100% da população de Manaus e para os 61 municípios do interior, por meio de atendimentos realizados via aplicativo de celular, dando mais comodidade para os pacientes. Na capital, os atendimentos que começaram no dia 15 de abril também estão acontecendo em cinco unidades de saúde, localizadas em cada uma das zonas da cidade, equipadas com salas fixas para atender de forma remota.

A pescadora Jucilene Silva, 33 anos, foi atendida na modalidade de teleconsulta na área de endocrinologia. Ela mora em uma comunidade há 40 minutos de distância de Manacapuru e destacou a importância do serviço para a população do município.

“É uma felicidade muito grande, porque a gente vem de longe aqui para o município ou para Manaus. Agora, como veio para cá (Telessaúde), agradeci muito. Como vai ser pelo celular também, então vai ficar mais rápido para a gente se consultar e se tratar”, disse.

Serviço

A inauguração do serviço no município contou, ainda, com a participação do deputado federal Silas Câmara; do deputado estadual Cristiano D’Ângelo; da prefeita de Manacapuru, Valciléia Maciel; do prefeito de Beruri, Emerson Mello; além de vereadores do município e da secretária de Saúde, Nayara Maksoud.

Digital

A Telessaúde é a segunda ferramenta do programa Saúde AM Digital lançada pelo governador Wilson Lima, em dois meses. No dia 17 de fevereiro, foi lançada a Assistente Virtual, que se comunica com os usuários através do WhatsApp (92) 3190-1504 para avisar sobre data, horário e local da consulta ou do exame agendados via Sisreg.

A ferramenta também oferece a possibilidade de o paciente confirmar o agendamento, reagendar ou cancelar, caso não possa comparecer no dia ou não precise mais do procedimento, abrindo vaga para outras pessoas que estão aguardando atendimento. Com a Assistente Virtual, o objetivo principal é reduzir o absenteísmo (quando o paciente não comparece à consulta e desperdiça a vaga ofertada naquele dia) e também fazer um “saneamento” nesses agendamentos.

Escolha

Nessa nova etapa do Saúde AM Digital, os dois serviços vão interagir: a pessoa que confirmar seu procedimento com a assistente virtual terá a opção de escolher a modalidade de Telessaúde. Se essa for a opção, o tempo de espera será menor que o do procedimento presencial. Dessa forma, o paciente poderá se consultar sem sair de casa, via aplicativo de celular, ou optar por fazer o atendimento em uma das salas de Telessaúde nas unidades onde estão instaladas.

Ao optar pela consulta por Telessaúde, o paciente vai receber um comunicado de um novo número de WhatsApp, o (92) 3042-0121, informando login e senha para acessar a área de usuário do aplicativo Saúde AM Digital. Os procedimentos de Telessaúde serão totalmente regulados, portanto, a via de acesso inicial de encaminhamento e solicitação dos procedimentos permanece sendo a Atenção Primária e sendo agendado pelo Sisreg.

Teleconsulta

Pelo Saúde AM Digital, o cidadão terá acesso a teleconsulta em 12 especialidades, agendadas via Sisreg: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição.

Interior

Nesta primeira fase de implantação no interior, o programa contemplar’ cinco municípios polos: Manacapuru, já iniciada, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé e Humaitá. A segunda fase prevê a implantação em mais 29 municípios; e a terceira, nos 27 restantes. A previsão é que todos os municípios do Amazonas disponham de espaço fixo de Telessaúde até agosto deste ano.

O programa Saúde AM Digital contará com, pelo menos, 78 salas de Telessaúde: 17 na capital e uma em cada um dos 61 municípios do interior. Nesses pontos estarão disponíveis equipamentos para exames de imagem, como EEG, ECG, MAPA e Holter. As salas também serão equipadas com computadores e contarão com técnicos de apoio para auxiliar os pacientes durante as teleconsultas.

Incentivo a pesca

Em Manacapuru, o governador Wilson Lima também acompanhou a entrega de 200 notebooks para associações, sindicatos e colônias de pescadores. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa) com o Ministério das Comunicações, articulada pelo deputado federal Silas Câmara, e vai beneficiar mais de 60 mil pescadores de 51 municípios, levando mais organização e acesso à tecnologia para os trabalhadores do setor pesqueiro.

Além disso, Wilson Lima também entregou kits do programa Atualiza Pescador. Os itens foram destinados para trabalhadores regularizados na 3ª fase do programa. Em 2025, o objetivo é entregar 1.500 kits para pescadores de 59 municípios do Amazonas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *