
Realizado o rito de fechamento do caixão do papa Francisco; veja fotos
Esta noite, às 20h, no Altar da Confissão na Basílica de São Pedro, conforme anunciado, foi realizado o rito de fechamento do caixão do Romano Pontífice.
Durante o rito, presidido pelo Cardeal Camerlengo, o Mestre das Celebrações Litúrgicas fez a leitura do “Rogito” (Escritura), que foi colocado dentro do caixão no final da cerimônia.
Segundo a tradição, ele será sepultado junto de moedas, medalhas e a ata da cerimônia. Algumas orações foram feitas em latim, junto de cânticos e leituras de passagens bíblicas.
Parentes
Além das pessoas indicadas na Notificação do Departamento de Celebrações Litúrgicas, alguns parentes do Papa também participaram do rito.
A celebração, conduzida de acordo com as prescrições do “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”, terminou às 21h.
Durante a noite, o Cabido de São Pedro assegurará uma presença de oração e vigília junto ao corpo do Pontífice, até os preparativos para a Santa Missa de amanhã de manhã.
Cruz e brasão
O caixão de zinco recebeu a tampa onde estão a cruz, o brasão do papa e a placa com o nome do pontífice. Nela também estão registrados seu tempo de vida e de papado.
O caixão de zinco então será soldado e receberá os selos do camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Vaticano.
O caixão de madeira também deve ser fechado, na tampa estará a cruz e o brasão de Francisco.
Deixe um comentário