Inmetro promove oficina sobre linguagem simples para servidores do Governo Federal

Inmetro promove oficina sobre linguagem simples para servidores do Governo Federal

Iniciativa fortalece o direito à informação e combate barreiras na linguagem entre governo e população (Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou nesta quarta-feira (23/4), oficina sobre linguagem simples. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. A atividade foi conduzida pelo seu Laboratório de Inovação (InovInmetro) e teve como foco exercitar práticas de simplificação para tornar a comunicação pública mais clara e acessível à população.

Promovida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), a oficina integrou a segunda rodada do ciclo “Conexões SICOM – A transformação começa aqui” e reuniu 121 profissionais da comunicação do Governo Federal.

Nos últimos anos, o uso da linguagem simples tem ganhado força no setor público como parte do esforço para ampliar o acesso à informação, reduzir mal-entendidos e garantir o direito à comunicação clara e eficiente.

Por que linguagem simples?

A linguagem simples busca eliminar termos técnicos e complicados, tornando os textos mais objetivos. Isso facilita o entendimento das informações públicas — especialmente em um país onde grande parte da população ainda enfrenta dificuldades com textos complexos. Durante a oficina, os participantes refletiram sobre como a linguagem difícil pode ser uma barreira entre o governo e os cidadãos. O roteiro da atividade foi dividido em três etapas:

  • O que é linguagem simples: sensibilização e empatia com o leitor;
  • Como simplificar textos: organização das informações, uso da ordem direta, frases curtas, parágrafos bem estruturados e escolha de palavras simples;
  • Prática “mão na massa”: reedição de um texto institucional do Inmetro.

Para a chefe da Divisão de Inovação Tecnológica do Inmetro, Ana Carolina Pinto, a adoção da linguagem simples no setor público é ferramenta essencial para garantir o acesso da população aos serviços governamentais: “O uso da linguagem simples no serviço público permite promover acesso aos serviços ofertados pelo governo. Os cidadãos e as cidadãs precisam compreender seus direitos e deveres e as formas de exercício de cidadania com clareza. É urgente que as instituições governamentais aprendam a se comunicar com a sociedade. Só assim poderemos ver transformações sociais de impacto acontecendo”.

Linguagem simples vai além do texto

A oficina também destacou que linguagem simples não é apenas escrever de forma clara — envolve repensar a forma como os dados e informações são apresentados. Foi incentivado o uso de narrativas visuais, como infográficos e outros recursos audiovisuais, que ajudam a humanizar os dados e torná-los mais memoráveis. A orientação é que elementos gráficos sejam pensados para facilitar a compreensão, com uso equilibrado de cores, diagramação funcional e o apoio de profissionais de design gráfico.

Quem conduziu

Atuaram como facilitadores a chefe da Divisão de Inovação Tecnológica do Inmetro, Ana Carolina Pinto; o chefe do Laboratório de Inovação do Inmetro (InovInmetro), Rodrigo Neves; além das facilitadoras Ana Lúcia Borges, Fabiana Adati e Gabriela Jordão.

Confira aqui o infográfico com as 10 diretrizes da Linguagem Simples do InovInmetro!

Para mais informações ou solicitações de oficina para equipes técnicas de instituições do governo federal, os interessados podem enviar e-mail para [email protected].

Agência Gov

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