Boi Caprichoso lança álbum ‘É Tempo de Retomada’ no curral Zeca Xibelão

Foto: Divulgação

Com o curral Zeca Xibelão lotado, o Boi Caprichoso realizou o lançamento do álbum “É Tempo de Retomada”. O show azul e branco presenteou o torcedor com uma pequena mostra do espetáculo que será apresentado no Bumbódromo.

Foi um dia de festa, iniciado pela manhã com passagem de som, seguido do hasteamento do pavilhão azul à tarde, e encerrado com o espetáculo, que reuniu um elenco de aproximadamente 700 pessoas entre CDC, Troup, Raça Azul, Marujada, banda, vaqueirada etc., produção, itens e equipes de iluminação, sonorização, logística e apoio. Foram semanas de ensaio, preparação e organização. Um espetáculo que envolveu todos os setores do bumbá.

Foto: Divulgação

O presidente Rossy Amoedo fez questão de agradecer o empenho e a dedicação de todos ao projeto. “A palavra que tenho para essas pessoas é gratidão. Eles são nosso combustível: a Raça, a Marujada, nossos brincantes, Troup, CDC. É preciso ter um olhar ainda mais humano para essas pessoas que se doam pelo Caprichoso. Só tenho a agradecer por essa dedicação total ao boi”, disse.

Os ingressos para a festa esgotaram 10 horas antes da apresentação, que foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do bumbá no YouTube e também pela TV A Crítica.

Foto: Divulgação

O tripa do Boi Caprichoso, Alexandre Azevedo, parabenizou a organização da festa e a grande participação da nação azul e branca. 
“É sempre uma emoção muito grande quando venho evoluir para a minha galera, lotando esse curral maravilhoso. Eu me sinto muito honrado por carregar essa paixão de uma nação que é o nosso boi Caprichoso”, contou.

Segundo o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, a festa de lançamento do álbum foi apenas uma amostra do grandioso espetáculo que está sendo preparado pelo bumbá. Ele afirma que o projeto de arena deste ano vai surpreender.
“É um projeto novo e tradicional do boi. Ao mesmo tempo em que nos propomos a retomar as tradições, também analisamos e consideramos todas as questões contemporâneas, todas as realidades atuais em que a Amazônia, e o boi Caprichoso inserido nela, se encontram”, revelou.

Foto: Divulgação

“Nós preparamos um espetáculo muito lindo para a nossa nação azul e branca, e o Caprichoso sempre entrega tudo. Nosso torcedor nunca espera menos do que o melhor. Fizemos o nosso melhor, uma apresentação digna da nossa galera azul e branca”, contou a cunhã-poranga Marciele Albuquerque.

Dia dos Povos Originários

O Caprichoso escolheu fazer a festa no dia 19 de abril, quando se celebra o Dia dos Povos Originários, num ato de reconhecimento e homenagem aos verdadeiros donos desta terra.

Durante a programação, vários momentos fizeram alusão à data, como nas apresentações da cunhã-poranga Marciele Albuquerque e do pajé Erick Beltrão.
“É uma data importante, e fico feliz em ver o Caprichoso sempre levantando a bandeira dos nossos povos indígenas”, disse Marciele.

A luta dos povos ancestrais também é uma luta do Boi Caprichoso. O tema é amplamente discutido em diversas ações do bumbá, bem como na arena do Bumbódromo.

“O Caprichoso vem levantando essa bandeira, dando as mãos aos povos originários para mostrar, além de um espetáculo, a luta por meio da arte, das toadas, dos rituais e também através das representatividades que ele carrega e traz para a arena e para Parintins”, ressaltou a indígena Gilvana Borari, membro do Conselho de Arte.

Autoridades políticas estiveram presentes no evento, como o vice-governador do estado, Tadeu de Souza; a deputada estadual Mayra Dias; o prefeito de Parintins, Mateus Assayag; o ex-prefeito Bi Garcia; o secretário executivo de Cultura do estado, Luiz Carlos Bonates; além de ex-presidentes do bumbá.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *