Ensaio dos Bumbás: Garantido exalta povos originários e reforça importância da preservação ambiental

Foto: Mauro Neto/Secom

O segundo Curral do Boi Garantido, no Ensaio dos Bumbás, foi de exaltação aos povos originários e reuniu centenas de amantes do bumbá vermelho e branco no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo, na noite de sábado (19/04), Dia dos Povos Indígenas.

O Ensaio dos Bumbás, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é promovido pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG) e apresentou o tema “A Noite dos Povos Indígenas – A Resposta Somos Nós”.

Carlos Batata, PA Chaves e Leonardo Castelo abriram a noite e relembraram as toadas clássicas do Garantido e também interpretaram as toadas de 2025, com participação especial do cantor Wesley Nery.

Durante o evento, foi destacado o apoio à assinatura do Projeto de Lei e Iniciativa Popular (PLIP) para a campanha Amazônia de Pé, com a meta de arrecadar 1,5 milhão de assinaturas físicas de eleições para levar ao Congresso Nacional para votação. O objetivo: frear as queimadas, a grilagem e o desmatamento da floresta amazônica.

Foto: Mauro Neto/Secom

Com a entrada da segunda parte da apresentação, Israel Paulain cantou a toada “Eldorado” (1997) debaixo de chuva. Israel exaltou o Dia dos Povos Indígenas e, após a apresentação, reforçou a importância dos dados. “A gente precisa entender que esse dado não é só para comemorar, é para refletir. É um sentimento de respeito e nós entendemos a história da nossa Amazônia, do nosso Brasil, que os povos originários fazem parte disso. E o Boi Garantido canta a nossa Amazônia há muitos anos”, disse.

Davi Assayag abriu seu show com a toada “Xamã Bahsese”, chamando para a evolução o pajé Adriano Paketá que, debaixo de chuva, mostrou um pouco do que vai apresentar no Bumbódromo, nos dias 27,28 e 29 de junho no Festival Folclórico de Parintins.

“Uma noite bem bacana, com muitos rituais e lendas, em homenagens aos nossos irmãos”, declarou o levantador de toadas David Assayag.

O boi de pano apareceu na arquibancada, ao som da toada “Décima oitava evolução”, que evoluiu e se “teletransportou” para o palco, onde deu continuidade ao show.

Ianayra, indígena da etnia Sateré-Mawé, cantou a toada “Olhar de Curumim”, declamando um verdadeiro manifesto de resistência dos povos indígenas e denunciando o genocídio promovido pela colonização. “Foi uma experiência única, a gente tem que aproveitar tudo, porque não sabemos o dia de amanhã. Estou muito feliz de cantar”, declarou.

Durante o Curral do Garantido, a galera cantou, ainda, com Márcia Siqueira, e, fechando o último bloco de apresentações, com Luciano Araújo, Alciro Neto e Julieta Câmara.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *