
Campanha de combate ao bullying na rede estadual é intensificada em abril
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início à campanha de “Combate ao Bullying 2025”, na rede estadual de ensino, na terça-feira (15/04). As ações, intensificadas no mês de abril, estão sendo executadas pela Secretaria Adjunta Pedagógica (Seap), por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC) e da Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (Casp),
A abertura da campanha foi na Escola Estadual (EE) Deputado Josué Cláudio de Souza, localizada no bairro Coroado, zona leste de Manaus. A ação contou com a presença de equipes psicossociais das sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), dos coordenadores distritais e dos estudantes. Também estiveram presentes representantes das Coordenadorias Regionais de Educação, do interior do estado, de forma virtual, por meio do Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam).
Bullying
Tendo como base a lei Nº 13.277/2016, que instituiu o dia 7 de abril para celebração do Dia Nacional de Combate ao Bullying, a campanha tem o objetivo de colaborar com a prevenção e o combate a violência nas escolas, seja ela física, psicológica ou virtual. Além disso, a ação busca oferecer amparo aos estudantes da rede pública de ensino, dentro do ambiente escolar e por meio do canal de atendimento do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise).
“É o início da iniciativa da Secretaria de Educação para que se desenvolva, ao longo de todo o ano, atividades de conscientização e atividades de reflexão, que possam levar à mudança de comportamento”, explicou a gerente da GPPC, Adenilse Silva, à frente do projeto.
Combate nas escolas
A ação realizada na EE Josué Claúdio de Souza, no dia 15 de abril, buscou sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção ao bullying. Na ocasião, a assistente social Ceiça Ribeiro e o psicólogo João Marcos Andrade fizeram uma palestra e apresentaram um vídeo educativo sobre o bullying. Ao final, a banda da escola realizou uma apresentação cultural.
Para o estudante da 2ª série do Ensino Médio, Victor Daniel Cruz, 16, a iniciativa permite que muitos estudantes que não possuem apoio dentro do ambiente familiar possam procurar ajuda, tornando a escola um local de fácil convívio.
“É muito importante porque tem casos de alunos que acabam entrando em depressão, acabam tendo crise de ansiedade. A iniciativa ajuda a gente a ter um ambiente escolar com um clima melhor, tanto para estudar quanto para conversar”, compartilhou o estudante.
Deixe um comentário