Tanara Lauschner, do PCdoB, é a nova reitora da Ufam, em embate marcado por direita e esquerda

Tanara Lauschner, do PCdoB, é a nova reitora da Ufam, em embate marcado por direita e esquerda

Tanara ao lado do vice-reitor eleito, Geone Maia Corrêa, venceram a disputa com 52,86% dos votos válidos. (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) escolheu sua nova liderança para os próximos quatro anos. A professora Tanara Lauschner foi eleita reitora da instituição nesta segunda-feira (14), ao lado do vice-reitor eleito, Geone Maia Corrêa, representando a Chapa 57 – “MUDANÇA!”. Eles venceram a disputa com 52,86% dos votos válidos, superando a Chapa 25, formada por Marco Antônio de Freitas Mendonça e Armando Araújo Júnior, que obteve 47,14%.

Tanara, vinculada ao Instituto de Computação, foi destaque durante a campanha por apresentar uma proposta de gestão voltada à inovação, à transparência e à inclusão. A chapa vencedora também se comprometeu com o fortalecimento da pós-graduação, a valorização da pesquisa de excelência e a implementação de uma política indígena que promova ações afirmativas e garanta os direitos dos povos originários.

Os resultados detalhados da votação mostram o amplo apoio estudantil à nova reitora. Entre os alunos, Tanara conquistou 6.640 votos, contra 3.642 do adversário. Já entre os docentes, obteve 966 votos, enquanto Marcão somou 706. O maior desafio esteve entre os técnicos administrativos, onde foi derrotada por 894 a 483 votos.

Após o resultado, Tanara foi recebida por apoiadores e, em discurso na Faculdade de Tecnologia (FT), destacou a importância da união: “Agora, nossa missão é unificar a universidade e trabalhar com todos os segmentos da comunidade acadêmica para construir uma Ufam mais forte e democrática”.

Com a vitória no segundo turno, Tanara encabeça a lista tríplice que será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável por oficializar a nomeação. Além dela, integram a lista os professores Marco Antônio e Adriana Malheiro Alle Marie, terceira colocada no primeiro turno. No entanto, há um acordo informal entre os concorrentes para que os demais nomes declinem da indicação caso a escolha da comunidade acadêmica não seja respeitada.

Assim, Tanara Lauschner torna-se, na prática, a nova reitora da Ufam, simbolizando uma nova fase para a instituição. Sua eleição reflete o desejo por uma gestão mais participativa, conectada aos desafios contemporâneos da educação pública no Brasil.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *