
Marcão e Tanara Lauschner encabeçam as chapas que disputam a reitoria da Universidade. (Foto: Reprodução)
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza nesta segunda-feira (14) o segundo turno das eleições para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da instituição, que irão liderar a gestão de 2025 a 2029. A votação será realizada de forma on-line, das 8h às 20h, e abrange os seis campi da universidade, localizados em Manaus, Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.
Disputam a preferência da comunidade acadêmica as chapas 25 e 57, que obtiveram os maiores percentuais de votos no primeiro turno, realizado no último dia 7 de abril. Ao todo, 33.877 pessoas estavam aptas a votar, e 12.924 votos foram computados, sendo 1.605 de professores(as), 1.235 de técnico-administrativos(as) em educação (TAEs) e 9.881 de estudantes. Também foram registrados 108 votos em branco e 95 nulos.
A chapa 25, intitulada “Por uma Ufam que humaniza, inclui e transforma”, é encabeçada pelo professor Marco Antônio de Freitas Mendonça (reitor) e pelo professor Armando Araújo de Souza Júnior (vice-reitor). No primeiro turno, a chapa obteve 3.451 votos, correspondendo a 33,27% do total.
Já a chapa 57, com o slogan “Mudança!”, é composta pela professora Tanara Lauschner, candidata à reitora, e pelo professor Geone Maia Corrêa, como vice. Eles conquistaram 5.229 votos, o que representa 33,22% dos votos válidos – uma diferença mínima em relação à chapa adversária.
A disputa segue acirrada, e o segundo turno será decisivo para definir quem comandará a Ufam pelos próximos quatro anos. A expectativa é que o resultado seja divulgado ainda na noite desta segunda-feira, após o encerramento da votação e a apuração dos votos.
A eleição é coordenada pela Comissão Eleitoral da Ufam e ocorre de forma paritária, levando em consideração o peso igual dos votos de professores, técnico-administrativos e estudantes.
Deixe um comentário