EUA: Produtos eletrônicos isentos serão submetidos a tarifas separadas

Polícia orienta sobre a importância de informar o número do IMEI ao registrar BO de roubo ou furto de celular

Anúncio foi feito pelo Secretário de Comércio americano. (Foto: Lyandra Peres/PC-AM)

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou neste domingo (13) que o país pode impor tarifas separadas sobre smartphones, computadores, semicondutores e outros eletrônicos em cerca de um mês. A declaração foi feita durante entrevista ao programa This Week, da emissora ABC.

Segundo Lutnick, os produtos em questão estariam sujeitos a uma nova rodada de medidas tarifárias, em meio ao endurecimento da política comercial dos EUA com foco em setores estratégicos. Os eletrônicos, em especial, são amplamente importados da China, o que eleva a tensão entre as duas maiores economias do mundo.

A fala do secretário ocorre apenas dois dias após o governo do presidente Donald Trump anunciar, na sexta-feira (11), isenções temporárias sobre tarifas pesadas aplicadas a esses mesmos produtos. A medida foi recebida com alívio por grandes empresas do setor de tecnologia, como a Apple, que têm forte dependência de componentes e equipamentos fabricados no país asiático.

Apesar da suspensão temporária, a nova sinalização do governo indica que os benefícios podem ser revertidos em breve, o que reacende preocupações sobre os custos da cadeia produtiva e possíveis impactos para consumidores e investidores.

O governo dos EUA ainda não detalhou quais itens específicos estariam na nova lista tarifária, nem os percentuais das taxas que seriam aplicadas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *