
Tadeu de Souza participou, como conselheiro e representante do Governo do Amazonas, da 30ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Sudam. Foto: Ricardo Machado/Secretaria-geral da Vice-governadoria
O vice-governador Tadeu de Souza defendeu a inclusão dos debates acerca da situação da rodovia federal BR-319, projetada para interligar o Amazonas ao restante do país, na pauta estratégica do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR).
De acordo com o vice-governador, a ideia é mobilizar os estados amazônicos que fazem parte do conselho, que tem atuação direta junto ao governo federal. Nesta quinta-feira (10/04), Tadeu de Souza participou, como conselheiro e representante do Governo do Amazonas, da 30ª reunião ordinária do Condel, realizada em formato virtual.
“Uma das pautas prioritárias do Amazonas, hoje, é o desenvolvimento e a consolidação da BR-319. Enquanto o arranjo econômico da Zona Franca de Manaus está em ascensão, existe um vazio logístico em nosso estado. Por isso, há a necessidade de essa pauta também vir para o Condel, esse importante fórum que reúne todos os entes amazônidas”, defendeu.
O vice-governador reiterou que a BR-319 é essencial para minimizar os impactos de estiagens extremas, tanto para o bem-estar das pessoas como para a economia. Tadeu de Souza enfatizou que o Governo do Amazonas está disposto a cumprir todas as condicionantes ambientais necessárias para a execução das obras de pavimentação da estrada.
“Nós sofremos muito com as duas últimas estiagens. Hoje, toda a produção industrial amazonense, o acesso à cadeia de suprimento de insumos é realizada pelo modal hidroviário – os rios são as nossas estradas. Então, precisamos obter a chamada redundância logística, com a BR-319, por conta dos extremos climáticos”, frisou.
Os debates do Condel foram presididos pelo secretário-executivo do MDR, Valder Ribeiro de Moura. Na ocasião, o superintendente da Sudam, Paulo Rocha, afirmou que a autarquia federal vai criar um calendário de debates específicos em torno da BR-319, priorizando a escuta de instituições amazonenses.
Pauta
A 30ª reunião do Condel foi marcada pela aprovação da criação do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais da Amazônia Legal (Coriff); da consulta pública para os Fundos Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para 2026; e da programação de 2025 do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA).
Além disso, os conselheiros aprovaram o texto de uma carta de apoio à exploração da Margem Equatorial que será encaminhada à presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Deixe um comentário