
A presença do árbitro de vídeo reforça o compromisso com a imparcialidade na partida entre Nacional e Amazonas. Foto: Deborah Melo/FAF
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) terá Árbitro de Vídeo (VAR) na final geral do Campeonato Amazonense 2025, entre Nacional FC e Amazonas FC. As equipes entram em campo nesta terça-feira (31/03), às 20h, na Arena da Amazônia para duelar pelo troféu Encontro das Vidas. Para o presidente da FAF, Ednailson Rozenha, o VAR é uma ferramenta essencial para garantir decisões justas e precisas. Ele destaca que a tecnologia não apenas inova, mas reafirma a responsabilidade da FAF em proporcionar um espetáculo de alta qualidade.
“O futebol é mais do que uma paixão, é uma construção de justiça e imparcialidade. O VAR, ao ser usado, é uma ferramenta que nos permite aproximar ainda mais essa realidade. Para nós da FAF, garantir que o campeonato seja decidido de forma clara e justa é um compromisso profundo com a história do esporte em nosso estado. A presença do Árbitro de Vídeo não é apenas uma inovação tecnológica, mas uma reafirmação de nossa responsabilidade em proporcionar um espetáculo à altura de nossa tradição. Estamos confiantes de que, com o VAR, cada decisão será tomada com a máxima precisão, permitindo que o verdadeiro campeão do Barezão 2025 seja coroado com o respeito e a credibilidade que a competição tem”, afirma.
O árbitro da partida será Rafael Ramos Tourinho, com a Fifa, Anne Kesy Gomes de Sá e Alexandro Lira de Alexandre como assistentes. O quarto árbitro será Raimundo José Azevedo de Medeiros e o analista, Celso Mota Rezende.
O árbitro de vídeo será o amazonense Ivan da Silva Guimarães Junior, com Dimmi Yuri das Chagas Cardoso como auxiliar de VAR. O observador de VAR será Yungo Paiva Macedo e o quality será Reginaldo Vasconcelos Noronha.
Vale destacar que os árbitros CBF amazonenses Rafael Ramos Tourinho, Ivan da Silva Guimarães Junior e Dimmi Yuri das Chagas Cardoso, são homologados para trabalhar com o VAR. Anne Kesy Gomes de Sá é a única integrante amazonense no quadro Fifa, com experiências em jogos do Campeonato Brasileiro Série A e Conmebol.
O presidente da Comissão Estadual (CEAF-AM) e secretário-geral da FAF, Rodrigo Novaes, ressalta a satisfação com o uso do VAR na final geral: “Contar como Árbitro de Vídeo representa nosso compromisso em proporcionar a máxima transparência e precisão, elementos essenciais para garantir que a justiça prevaleça dentro de campo. Estamos cientes da responsabilidade que isso envolve e com confiança no trabalho de nossa equipe de árbitros, temos a certeza de que este será um momento histórico, não apenas para os clubes envolvidos, mas para o futebol amazonense como um todo”.
Equipe de arbitragem
* Árbitro: Rafael Ramos Tourinho
* Assistente 1: Anne Kesy Gomes De Sá
* Assistente 2: Alexandro Lira De Alexandre
* Quarto Árbitro: Raimundo José Azevedo De Medeiros
* Analista: Celso Mota Rezende
* Var: Ivan Da Silva Guimarães Junior
* Avar: Dimmi Yuri Das Chagas Cardoso
* Observador Var: Yungo Paiva Macedo
* Quality: Reginaldo Vasconcelos Noronha
Deixe um comentário