
Em abril, será o quinto mês consecutivo que a bandeira verde é acionada. (Foto: Reprodução)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (28), que o mês de abril terá bandeira tarifária verde, o que significa que não haverá custo adicional na conta de energia elétrica para os consumidores. O órgão regulador justificou a decisão apontando que, apesar da transição do período chuvoso para o seco, a geração das usinas hidrelétricas segue em níveis estáveis.
Com isso, abril marca o quinto mês consecutivo de bandeira verde, proporcionando alívio aos consumidores. Em contraste, no segundo semestre de 2024, a Aneel precisou acionar a bandeira vermelha no patamar 1 em setembro, devido à seca histórica registrada no período.
Para maio, a situação ainda é incerta. Até a semana passada, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) projetava a adoção da bandeira amarela em todos os quatro cenários avaliados. Segundo especialistas, a piora nas previsões de chuvas aumentou a possibilidade de elevação na tarifa.
Fatores como o risco hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) impactam diretamente a definição das bandeiras tarifárias. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avalia mensalmente variáveis como a disponibilidade de recursos hídricos e a necessidade de acionar fontes de geração mais caras. Os custos adicionais são repassados aos consumidores por meio das bandeiras tarifárias.
Deixe um comentário