
Os longas-metragens serão analisados e selecionados pelo roteirista e diretor Guto Parente. Foto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para longas-metragens de ficção produzidos nos estados da Amazônia para o 1º Olhar do Norte Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais da Artrupe Produções. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis, conforme o regulamento, no site festivalolhardonorte.com, até o dia 26 de março.
O projeto tem a proposta de formação de público, qualificação de profissionais da área e o incentivo a novos realizadores nos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Os longas-metragens serão analisados e selecionados pelo roteirista e diretor Guto Parente. Os projetos contemplados participam de três encontros, os dois primeiros on-line e o último presencial, no dia 25 de abril, das 8h às 17h, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, no Centro de Manaus.
Os participantes podem contar ainda com assessorias de produção e direção de fotografia. Ao final do processo, os selecionados levam os projetos para debate com o objetivo de aprofundá-los ainda mais e criar conexões para os seus realizadores.
Guto Parente
Formado na primeira turma da Escola de Audiovisual de Fortaleza, Guto Parente foi membro do coletivo Alumbramento (2008-2016) e desde 2012 é sócio da Tardo Filmes. Ele realizou 18 filmes, sete curtas e 11 longas, entre eles “Estrada para Ythaca” (2010), “Doce Amianto” (2013), “A Misteriosa Morte de Pérola” (2014), “O Clube dos Canibais” (2018) e “Inferninho” (2018).
As obras audiovisuais de Guto Parente já foram exibidas em importantes festivais internacionais como San Sebastian, Rotterdam, Locarno e Tribeca, onde “Estranho Caminho” (2023), seu último filme lançado, ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Performance.
No Brasil, o filme teve estreia no Festival do Rio, onde venceu os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante. Guto Parente trabalha agora na finalização do 11º longa, “Morte e Vida Madalena”.
O 1º Olhar do Norte Lab tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no Edital nº 004/2023 – Audiovisual – por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Prefeitura de Manaus através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Ministério da Cultura e Governo Federal.
Deixe um comentário