
Até o momento, o CBMAM recebeu cerca de 190 chamados relacionados aos efeitos das chuvas (Foto: Larissa Santiago)
O Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e da Defesa Civil do Estado, está realizando intensas operações de resgates e monitoramento após a forte chuva que atingiu a capital, na tarde desta terça-feira (04/03). De acordo com informações das autoridades estaduais, o impacto da tempestade causou alagamentos e deslizamentos de terra em diversos bairros de Manaus, especialmente na zona leste e na região da Grande Circular.
Até o momento, o CBMAM recebeu cerca de 190 chamados relacionados aos efeitos das chuvas, com destaque para ocorrências nos bairros Zumbi, Grande Vitória, Jorge Teixeira, Aparecida, Praça 14 e Centro. Além de atender a essas emergências, os bombeiros realizaram 68 resgates de vítimas que estavam isoladas por conta dos alagamentos. Durante a noite e madrugada de quarta-feira (05/03), as equipes permanecem em ação, incluindo buscas por um homem de 40 anos que desapareceu em um igarapé no bairro Zumbi.
Para reforçar o atendimento, cerca de 40 militares foram convocados, somando esforços para garantir a segurança da população. O governo do estado determinou que as equipes permaneceriam em prontidão, acompanhando o desenvolvimento da situação e priorizando as áreas mais afetadas.
A Defesa Civil do Estado, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), está monitorando o clima e os riscos associados à chuva, com repasses de informações à Defesa Civil Municipal. Caso as situações ultrapassem a capacidade de resposta local, o apoio estadual será acionado para coordenar resgates, evacuações e avaliações de danos.
Além disso, equipes da Defesa Civil estão monitorando áreas de intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), onde também foram registrados pontos de alagamento. O programa, que já reassentou mais de 1,3 mil famílias nas áreas de risco, segue acompanhando a situação e fornecendo apoio logístico e operacional para as populações afetadas.
Com a previsão de mais chuvas para os próximos dias, o Governo do Amazonas segue comprometido com a proteção da população e o acompanhamento contínuo das condições climáticas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros reiteram a importância de seguir as orientações das autoridades e manter a segurança diante da adversidade.
Deixe um comentário