
A manifestação contará com panfletagens, carro de som e discursos públicos (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Movimentos sindicais e lideranças políticas promovem, neste domingo (16), um ato público nacional em defesa do fim da escala 6×1. Em Manaus, a manifestação está marcada para as 8h30, em frente à feira do Fuxico, na Avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, na zona leste da capital. A organização do evento convida outros setores da sociedade civil para participar da mobilização.
O ato contará com panfletagens, carro de som e discursos públicos. Além disso, os organizadores estudam a possibilidade de estender o ato com uma panfletagem no interior do shopping Cidade Leste, que fica nas proximidades.
Para Luiz Cláudio Corrêa, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Justiça do Trabalho e Justiça Federal do Amazonas (SitraAM), a redução da jornada de trabalho é uma pauta histórica da classe trabalhadora.
“Não há momento mais propício para essa mudança do que agora, em tempos de evolução tecnológica, que deveria proporcionar ao trabalhador mais tempo de vida com a família, lazer e acesso a atividades culturais, e não aprofundar a escravização moderna”, destacou Corrêa.
A expectativa da organização é de um ato pacífico e informativo, com o objetivo de conscientizar a população sobre direitos trabalhistas e a importância de uma vida digna para os trabalhadores. Entre as forças políticas que estarão presentes no evento estão PSTU, Rebeldia, PCBR, UJC, SitraAM, Rede Sustentabilidade, Juntos/PSOL e UP.
Antes da manifestação, uma reunião está agendada para o dia 14 de fevereiro para alinhar os últimos detalhes e acompanhar o andamento da mobilização.
Escala 6×1
A escala 6×1 é um regime de trabalho que determina seis dias consecutivos de trabalho seguidos por um dia de descanso. Esse modelo é amplamente utilizado em setores como comércio e serviços, mas tem sido alvo de críticas devido ao impacto no bem-estar dos trabalhadores, dificultando o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Atualmente, há uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL), que busca extinguir esse formato. O texto já obteve as 171 assinaturas necessárias para tramitar na Câmara dos Deputados e deve ser protocolado ainda este mês.
A mobilização deste domingo busca dar visibilidade à pauta e pressionar o avanço da discussão no Congresso.
Deixe um comentário