TJAM reúne representantes para tratar sobre programação de pagamentos de precatórios

TJAM reúne representantes para tratar sobre programação de pagamentos de precatórios

Representantes de sete órgãos públicos da esfera estadual participaram na quarta-feira (05/02) de reunião organizada pela Central de Precatórios do Tribunal de Justiça do Amazonas a fim de alinhar alguns pontos da programação de pagamentos para 2025 por parte dos entes devedores.

Conduzida pelo juiz auxiliar da Presidência do TJAM e coordenador da Central de Precatórios, Rafael Almeida Cró Brito, a reunião aconteceu na Sede do Tribunal, no Aleixo, e também teve a participação do secretário-geral de Precatórios, Victor Marcell Melo; da chefe da Seção de Cálculos Judiciais, Joyce Sigadilha; do assessor jurídico Rodrigo de Souza e demais técnicos da central.

Estavam representados na reunião o Estado do Amazonas, por meio de sua Procuradoria-Geral (PGE/AM); a Universidade do Estado do Amazonas (UEA); a Fundação Fundo Previdenciário do Amazonas (Amazonprev); a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS); o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AM); e a Fundação Hospital Adriano Jorge.

Juiz

Na abertura da reunião, o juiz Rafael Cró, que assumiu a coordenação da Central de Precatórios no último mês de janeiro, destacou que a intenção do Tribunal é continuar modernizando e aprimorando cada vez o serviço, sobretudo no que diz respeito à ampliação do uso de novos sistemas e ferramentas tecnológicas. Ele elogiou a gestão anterior da Central, que esteve a cargo do juiz Igor Campagnolli no biênio 2023/2024, por ter avançado bastante nesses aspectos.

“O pagamento de precatórios é uma engrenagem em que tudo precisa funcionar corretamente e, nesse sentido, nosso trabalho, iniciado nesta reunião, é trazer os entes (devedores) para próximo de nós, fazendo o devido acompanhamento, estando disponíveis para orientações, sempre com o objetivo de imprimir uma dinâmica cada vez melhor para que realizem seus pagamentos o mais rápido possível”, afirmou o juiz Rafael.

Equipe

A equipe da Central de Precatórios aproveitou a reunião para reforçar perante os representantes dos entes públicos alguns ítens dos normativos mais recentes sobre precatórios, incluindo enunciados do Fórum Nacional de Precatórios (Fonaprec); resoluções, como a de n.º 613/2025, que trata de precatórios previdenciários; atos normativos e acórdãos do Conselho Nacional de Justiça; Temas, entre outros.

Fique por dentro

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar às Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva.

A Secretaria Central de Precatórios, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Amazonas, tem como atribuição o processamento e pagamento de Precatórios. Além disso, zela pela regularidade da liquidação dos débitos oriundos de condenações impostas à Fazenda Pública.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *