Nova edição do livro ‘Clube da Madrugada – Presença Modernista no Amazonas’ será lançada nesta quarta (20)

Livro do escritor Tenório Telles é uma homenagem aos 70 anos do Movimento Madrugada, fundado no dia 22 de novembro de 1954. Fotos: Divulgação

Para celebrar os 70 anos do Clube da Madrugada, movimento que se firmou como a maior expressão artística e cultural do Amazonas, a editora Valer realizará o “Colóquio: Clube da Madrugada 70 anos – Uma história feita de sonho e paixão pela palavra e pela beleza”, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, na nova sede da editora Valer, localizada no Largo São Sebastião, na rua José Clemente, 608, ao lado do Teatro Amazonas.

Uma das atrações da celebração à memória do Clube da Madrugada será o lançamento da edição atualizada do livro “Clube da Madrugada – Presença Modernista no Amazonas”, do escritor Tenório Telles. A obra é um estudo contextualizado da história do movimento Madrugada, com destaque para a análise da produção literária dos autores que ajudaram a construir a jornada dessa que é uma das mais importantes realizações culturais da história do Amazonas.

A pesquisa realizada pelo ensaísta Tenório Telles contempla o estudo dos livros dos escritores do Madrugada, de 1954 até a primeira década do novo século. Os textos mais expressivos, da poesia, do conto e do romance, são estudados e interpretados, como forma de apresentá-los aos leitores e estudiosos contemporâneos. A obra contempla, assim, a prosa e a poesia, com destaque para autores como Luiz Bacellar, Thiago de Mello, Jorge Tufic, Astrid Cabral, Alencar e Silva, Elson Farias, Carlos Gomes, Erasmo Linhares, entre outros.

O Clube da Madrugada tem importância histórico-cultural para a literatura do Amazonas e para a cultura nacional, e se firmou como um dos mais importantes movimentos artísticos do país, sobretudo pela quantidade e qualidade dos autores surgidos de suas fileiras e que, ainda hoje, são lidos e admirados pelos leitores, estudiosos e pelos professores. A data de seu surgimento é o dia 22 de novembro de 1954, na Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como Praça da Polícia. Foi nesse dia que um grupo de jovens intelectuais concebeu e fundou essa agremiação cultural que tanto enriqueceu o patrimônio cultural da região.

O lançamento da obra de Tenório Telles é parte das comemorações dos 70 anos do Clube da Madrugada, organizada pela Editora Valer.

Programação

19h: Abertura – Saudação: Isaac Maciel
19h15: Tributo à memória do Clube da Madrugada – Max Carphentier
20h: Lançamento do livro: “Clube da Madrugada – Presença Modernista no Amazonas – Tenório Telles
20h40: Recital poético – “A lírica e memória do Madrugada” – Apresentação: Dori Carvalho
Local: Editora Valer (Largo São Sebastião, na rua José Clemente, 608, ao lado do Teatro Amazonas)

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *