Papa recebe NS cabocla das mãos de arcebispo e padre do Amazonas

Papa recebe NS cabocla

Papa recebe NS cabocla, que foi consagrada, em 2012, pelo ex-arcebispo Dom Luís Soares Vieira. Na foto, o arcebispo e a artista Lara Denys, autora da obra

O Papa Francisco recebeu, na manhã desta terça-feira (22/10), uma imagem de NS Senhora da Amazônia. A entrega foi feita pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, e o padre jesuíta Adelson Santos. Os dois são os únicos participantes da igreja da Amazônia no Sínodo aberto dia 10/10, em Roma, Itália.

A imagem, que agora faz parte do acervo do Vaticano, representa NS Senhora com feições caboclas e indígenas. A igreja de NS Senhora da Amazônia fica localizada na rua Cerina Souto, conjunto Itapuranga 4 (Alphaville), próximo à Avenida do Turismo, na Ponta Negra. A confecção resultou de concurso nacional. Os artistas participantes não foram identificados, diante dos julgadores, e a vencedora foi Lara Denys, que é da comunidade.

NS Senhora da Amazônia, criação de Lara Denys

O “Sínodo da Sinodalidade”, como está sendo conhecido, começou no dia 10/10 e deve ser concluído até 27/10. O tema é “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Sínodo, do grego, significa “caminhar juntos”.

O papa Francisco, no momento da bênção à comunidade católica da Amazônia

 

Arcebispo e padre

O arcebispo metropolitano de Manaus, Leonardo Ulrich Steiner, foi nomeado cardeal presbítero no Consistório realizado em 27 de agosto/2022. É também presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), por quatro anos, desde 2023.

O padre Adelson Santos, manauara, é professor da Pontifícia Universidade Católica de Roma. Ele foi um dos principais interlocutores da igreja na preparação e durante o Sínodo da Amazônia (2019).

Foi o padre que, tendo recebido a imagem de uma amiga da comunidade, decidiu levá-la para Roma, onde trabalha. No encontro com o Papa, e aproveitando a presença de Dom Leonardo, decidiu entregá-la ao pontífice.

Veja, abaixo, o momento da entrega e a bênção do Papa Francisco:

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *