
Foto: Divulgação
Como parte das ações voltadas à campanha mundial Outubro Rosa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador Jorge Lins, e a vice-presidente e corregedora Eleitoral do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, realizaram, nesta quinta-feira (20/10), a solenidade de inauguração das instalações da Ouvidoria da Mulher, que foi criada para prevenir combater os casos de assédio, discriminação e demais formas de abusos que vitimizam pessoas do gênero feminino, em especial a violência política, dirigida àquelas mulheres que ocupam ou pretendem ocupar cargos eletivos, ou lutam para que outras mulheres os ocupem.
Em seu discurso, o desembargador Jorge Lins ressaltou que a Ouvidoria da Mulher é um avanço da sociedade, na medida que todo espaço que pretende ser um abrigo contra toda forma de violência e toda promoção da igualdade de gênero é bem-vindo para a construção de uma sociedade mais justa.
A vice-presidente e corregedora Eleitoral, desembargadora Carla Reis, enalteceu a iniciativa, destacando o fato de que há que se proteger especialmente o acesso das mulheres às posições de poder, pois só assim podemos ter um Estado realmente protetor dos direitos.
A desembargadora Graça Figueiredo, vice-presidente e presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJAM, ressaltou a importância da parceria entre as instituições para que se promova um ambiente familiar e institucional nos quais a mulher seja protegida e tenha espaço para crescimento pessoal e profissional.
O ouvidor regional Eleitoral, desembargador eleitoral Kon Tsih Wang, aproveitou a oportunidade para agradecer ao desembargador Jorge Lins e a todos que ajudaram a materializar essa conquista. “Eu começo pelo senhor, ao demonstrar irrestrito apoio para que essa vitória pudesse acontecer, o esmero e carinho com que agiu durante todo o processo”, salientou.
Escolhida como ouvidora da Mulher, a juíza de Direito Lídia de Abreu Carvalho falou que a iniciativa é um marco histórico na gestão do desembargador Jorge Lins. “A Ouvidoria da Mulher foi instituída pelo Tribunal Superior Eleitoral através de uma necessidade de tornar igualitário o pleito, ainda predominado pela figura masculina”, destacou a magistrada.
Também integraram a mesa de honra na solenidade a vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Alessandra Campêlo; a coordenadora da Comissão de Participação Feminina do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha; a presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos; a secretária-geral do Ministério Público do Estado do Amazonas, Lílian Maria Pires Stone; o secretário municipal chefe da Casa Civil, Rafael Bertazzo; a procuradora regional Eleitoral do Estado do Amazonas, Catarina Sales Mendes de Carvalho; a presidente da Comissão de Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas, juíza de Direito Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves do Carmo, e a diretora-geral do TRE-AM, Melissa Lavareda Ramos Nogueira.
Em seguida, o Grupo Qualivida realizou programação com palestras ministradas pela professora Sukie Ramalho e pela doutora Jaíse Fraxe. Após o encerramento, foi realizado sorteio de vários brindes.
Deixe um comentário