
A obra faz parte de uma série de materiais que a agremiação pretende lançar sobre a memória do bumbá azul e branco. Foto: Divulgação
A Associação Cultural Boi-bumbá Caprichoso irá lançar no dia 20 de outubro, dia do aniversário da agremiação, um livro que conta a história das toadas apresentadas nas edições do Festival Folclórico de Parintins. “Esse é um presente para a nação azul e branca. Um livro pensado com muito carinho para mexer com a memória e o coração de toda a galera do Caprichoso”, destaca o jornalista Roberto Sena, um dos responsáveis pelo resgate das memórias e construção do livro.
De acordo com o conselheiro de arte do boi e também responsável pela construção da obra, Diego Omar da Silveira, o livro tem por objetivo organizar a memória do boi-bumbá Caprichoso, que carece de material registrado.
“O livro é uma reunião de todas as toadas feitas em todos os tempos do boi. Desde o início do ano, já estamos trabalhando em um projeto que é o de implementação do Centro de Documentação e Memória do boi e o próprio centro surgiu em função de diagnosticar essa ausência de políticas de memória, que guardasse aquilo que o boi vem produzindo, para depois sintetizar essas informações e disponibilizar para a sociedade”, explica Silveira.
O livro faz parte de uma série de materiais que a agremiação pretende lançar. “Esse é só o primeiro de quatro livros que estamos fazendo, que está contemplado na Lei Aldir Blanc. A coleção inclusive foi contemplada no prêmio Encontro das Artes. Além do livro da toada, terá o livro da alegoria, o livro da indumentária e também haverá um livro acadêmico, que terá como título ‘Os bois-bumbás de Parintins – Novos Olhares'”.
A obra será doada para bibliotecas e instituições de ensino e pesquisa de todo o país, além de ficar disponível para download gratuito na internet. Após o lançamento, as lojas oficiais do Boi Caprichoso também terão examplares disponíveis para venda.
Por Hector Muniz
Deixe um comentário