Praia do Lago aparece e inicia o verão de banho na margem direita do rio Negro

Praia do Lago aparece e inicia o verão de banho na margem direita do rio Negro

A praia do Lago vista de um mirante na Vila de Paricatuba. Foto: Tereza Cidade

Com a vazante dos rios, as praias do rio Negro começam a despontar. Os trechos de areia ainda são tímidos, mas já é possível curtir as praias. Uma das que primeiro surgem na descida das águas é a Praia do Lago, na Vila de Paricatuba, a cerca de 20 quilômetros de Manaus.

É uma miniatura da praia de Alter do Chão, em Santarém (PA), e fica numa ilha. A viagem pode ser feita toda de carro. Basta seguir pela rodovia Manoel Urbano, a AM-070 (Manaus-Manacapuru). A duplicação já foi concluída, no trecho até a entrada da estrada do Paricatuba, no KM-22. E o acesso é asfaltado até a vila e sem buracos.

O segredo está em entrar na viela após a igreja, para quem chega. É um trecho de terra, que não está em boas condições e exige atenção do poder público. No fim do caminho, o rio Negro se abre ao visitante. Mas ainda é preciso pagar a travessia. São poucos metros até a faixa de praia e os catraieiros cobram R$ 2 por pessoa, garantindo ida e volta.

Vila de Paricatuba

Ao chegar à Vila de Paricatuba, o que chama primeiro a atenção são as ruínas do casarão do período da belle époque, no centro da vila. É cercado por árvores centenárias e tem as paredes cobertas de trepadeiras que criam desenhos inusitados. Há guias, que ficam em frente à construção, que contam a curiosa história do lugar, hoje muito procurado para cenário de books fotográficos. A Vila de Paricatuba é cercada por belas praias banhadas pelo rio Negro

Cheia e vazante

O rio Negro iniciou o processo de vazante no dia 14/06, descendo 1 centímetro. No dia 5 de junho, o Negro chegou aos 30m e no dia 16 de junho bateu os 30,02m, o novo recorde da maior enchente dos últimos 119 anos. O recorde anterior a 2021 era de 2012, quando o rio atingiu a marca de 29,97m.

 

Leia também

Vila de Paricatuba: ruínas históricas, belas praias e mirante para o rio Negro

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *