
Morre Edson, o vidente (foto) que chegou a ter em torno de si uma associação que construiu monumentos em locais onde disse ter visto as aparições
O suposto vidente Edson Glauber de Souza Coutinho, 49 anos, que teria visto Nossa Senhora do Rosário e da Paz, em Itapiranga (AM), faleceu esta tarde. A cidade fica a 250 quilômetros de Manaus, via rodoviária, pela AM-010 (Manaus-Itacoatiara) e Estrada da Várzea (AM-363). Ele sofreu quatro cirurgias no cérebro, em hospital particular de Manaus, lutando contra um tumor maligno. “Chegou em coma e não resistiu”, disse uma fonte do hospital.
Edson afirmou que viu a primeira aparição em 1994. A mãe, Maria do Carmo Carvalho de Souza Coutinho, também teria visto a santa. Itapiranga se transformou no maior ponto de turismo religioso do Amazonas. Nasceu a Associação Rainha do Rosário e da Paz de Itapiranga (ARRPI), com a intenção de transformar a cidade em nova Lourdes (França) ou Fátima (Portugal), locais onde teriam ocorrido outras aparições da virgem.
Dom Carillo Gritti, então bispo de Itacoatiara, não só apoiou Edson e a família, como acompanhou o vidente a Roma. Depois que ele faleceu, dia 09/06/2016, a postura da Igreja Católica mudou radicalmente e o arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, recomendou expressamente que os fiéis abandonassem as peregrinações a Itapiranga.
Obras
A família de Edson, com o pai Protogenes Gabriel da Costa Coutinho à frente, moveu ação contra a Prelazia de Itacoatiara. Exigiu indenização de R$ 1 milhão, alegando “quebra de contrato de Dom Carillo”, o que gerou a interrupção da construção de um grande santuário na cidade.
O terreno onde o santuário seria construído, onde as visões teriam acontecido, foi doado à Prelazia. Em troca, a Igreja Católica construiria o santuário. “… enquanto seu imóvel servia a Prelazia eram considerados idôneos, e, após apropriarem-se do bem, passaram a ser massacrados nas mídias internacionais e redes sociais, inclusive chamados de ‘O demônio e seus discípulos'”.
Abandono
Com a Igreja contra, o turismo religioso, que lotava Itapiranga, definhou e, praticamente, desapareceu. A ARRPI ainda chegou a construir edificações nos pontos onde as visões teriam ocorrido, a Capela do Seringueiro, Árvore, Cruzeiro e Fonte.
Edson, segundo a fonte do portal, teria outras doenças, além do câncer, mas nada de Covid-19, como chegou a ser cogitado.
“Conversei muito com ele. Indaguei o que ele achava de os videntes de Nossa Senhora terem morrido muito cedo. Ele me disse: ‘O dia da minha morte será o dia mais lindo da minha vida’. Entre as previsões que fez está o de que Itapiranga se transformaria. Seria um lugar tão grande quanto Fátima e Lourdes”, disse o deputado estadual Tony Medeiros. Tony ajudou Edson a conseguir tratamento, até o falecimento, ocorrido esta terça (25/05).
O jornalista, escritor e professor de História Ribamar Bessa Freire publicou, em 1996, uma crônica satirizando as aparições relatadas por Edson.
Deixe um comentário