
Dez carros abandonados em ruas ou sobre calçadas foram retirados pelo IMMU, na manhã desta quarta-feira (3), no bairro Cidade de Deus. Foto: Sidney Mendonça/IMMU/Divulgação
Com o objetivo de afastar risco de doenças, acúmulo de lixo e garantir vias com mais fluidez no trânsito, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), retirou dez carros abandonados em ruas ou sobre calçadas, na manhã desta quarta-feira (3), no bairro Cidade de Deus, zona Norte.
O trabalho de remoção é realizado por agentes de trânsito em etapas. Primeiro, é feito o mapeamento com a localização dos carros abandonados, de acordo com a solicitação dos cidadãos via telefone do Plantão do Trânsito, o 0800 092 1188. Os agentes fazem uma lista com a programação de remoção, tentam localizar o proprietário do veículo e dão um prazo para que a sucata seja retirada da via. Dois dias depois, voltam aos endereços e guincham os veículos.
Os veículos removidos são levados ao parqueamento da prefeitura, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. O proprietário interessado em retirar o veículo deverá pagar pendências com impostos e multas, além das despesas com a remoção.

Objetivo da operação é afastar risco de doenças, acúmulo de lixo e garantir vias com mais fluidez no trânsito. Foto: Sidney Mendonça/IMMU/Divulgação
Saúde pública
“Além de garantir a segurança na mobilidade e preservar os espaços para os pedestres, também é uma questão de saúde pública, pois, onde há sucatas, existem lixos, mosquitos que transmitem várias doenças, além de servir de esconderijos aos infratores para o uso de entorpecentes. Vamos combater esse tipo de infração, não vamos permitir que nossas ruas sejam tomadas por carcaças”, afirma Stanley Ventilari, diretor de operações do IMMU.
Para o industriário Carlos Souza, 29, a ação da prefeitura em retirar os carros abandonados é importante para a segurança dos moradores. “Eu pego a rota todos os dias às 4h45 da manhã, e é comum a gente ver pessoas que usaram drogas saírem de dentro dessas carcaças. Agora, acredito que eles vão sair aqui dessa área”, disse.

Foto: Sidney Mendonça/IMMU/Divulgação
Deixe um comentário