
As reservas encontradas em Itacoatiara (foto) e Itapiranga representam vantagem em relação à localização, já que estão situadas às margens do rio Amazonas. Foto: Arquivo
Uma nova jazida de potássio foi descoberta recentemente nas cidades de Itacoatiara e Itapiranga, no Amazonas. Estimativas indicam que as reservas recém-descobertas são maiores que as encontradas em Autazes. A expectativa é que a exploração do minério atraia geração de emprego e renda e aumente a arrecadação de tributos no estado.
A descoberta foi feita por uma empresa brasileira de mineração. Estudos geológicos revelaram a existência de áreas nos dois municípios com potencial para a produção de fertilizantes de potássio.
No fim do ano passado, a mineradora enviou, à Agência Nacional de Mineração (ANM), Relatório Final de Pesquisa Mineral que confirmou a descoberta de potássio nas duas cidades amazonenses.
Na comparação com Autazes, as reservas encontradas em Itacoatiara e Itapiranga representam vantagem em relação à localização, já que estão mais próximas à linha de transmissão Tucuruí-Manaus. Também estão situadas às margens do rio Amazonas – hidrovia que facilita o transporte para consumidores brasileiros e do exterior.
As novas descobertas devem contribuir com o desenvolvimento regional, gerando emprego, renda e tributos na região.
As riquezas minerais da Amazônia são incalculáveis, não é atoa que as nações estrangeiras através das famigeradas ONG, s estão presentes na região há muito tempo. Esperamos que tais reservas minerais sejam realmente exploradas e seja dada oportunidade de trabalho para as pessoas da região efetivamente e não faça como outras empresas que se instalaram aqui e trazem 90 % da mão de obra de outros estados e o trabalhador desses municípios fiquem lambendo sabão.