A 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing, anunciou um novo recurso, o botão de emergência para motoristas. A função já existe para passageiros desde o ano passado e, recentemente, passou por atualizações que melhoraram a interação dos usuários e condutores com o aplicativo.
Agora, o motorista também pode compartilhar a sua rota com qualquer contato de sua lista telefônica por meio de WhatsApp e Messenger, com abertura do link diretamente da área que contém os dados do veículo, em complemento a opção pelo navegador de internet.
A inclusão de contatos de confiança é outra novidade permitida pela ferramenta. Com ela, será possível adicionar os números de até cinco pessoas para falar rapidamente com família e amigos, caso necessário. Para motoristas que possuem câmera no automóvel, o botão sinalizará de maneira mais clara se a câmera está ativa e gravando.
“O recurso adiciona mais uma camada de proteção ao motorista. O foco da iniciativa é agir rapidamente em qualquer situação de emergência”, afirma o diretor de segurança da 99, Thiago Hipólito.
Equipe
Segundo a 99, a empresa possui uma equipe especialmente dedicada em segurança composta por ex-militares, engenheiro de dados e psicólogos, que atuam 24 horas por dia, cuidando da proteção de motoristas e passageiros.
O aplicativo usa tecnologia de ponta para focar especialmente em prevenção, informou a 99. Entre as soluções desenvolvidas estão o reconhecimento facial, câmeras instaladas nos veículos, inteligência artificial que monitora todas as chamadas, mapeamento de áreas de riscos, machine learning para rastrear casos de assédio, rodas de conversas e cursos online para uma conduta de respeito e tolerância, além do canal de atendimento exclusivo de segurança pelo 0800-888-8999.
As linhas de ônibus manauras poderiam adotar também esse sistema. Muitos ônibus já possuem câmeras internas.