HRT Petróleo inicia perfuração do quinto poço exploratório em Tefé, na Bacia do Solimões

A empresa HRT Participações em Petróleo S.A. iniciou ontem, às 20h, a perfuração do quinto poço exploratório no Município de Tefé (AM), na Bacia Sedimentar do Solimões (Bloco SOL-T-192). O poço fica no prospecto Sândalo (1-HRT-192/01-AM).

A HRT, que se instalou no Amazonas este ano, pretende atingir até o fim do ano 4,5 mil trabalhadores, a maioria recrutada nos Municípios de Carauari, Tapauá e Tefé. A empresa criou, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o programa Barril Verde, no qual se compromete a doar R$ 1 de cada barril de petróleo extraído da região para investir na conservação ambiental. Até 2015, a previsão é que produza 50 mil barris diários.

Também já está operando a Air Amazônia, companhia aérea da HRT, com frota inicial de 11 helicópteros e três aeronaves Embraer 120 (EMB-120), utilizada para transportar profissionais da petrolífera do Rio de Janeiro para  Manaus, além dos voos regionais no Norte do país. Na região, a HRT possui 21 blocos de exploração.

Segundo nota distribuída pela empresa, a locação cuja operação iniciou ontem visa testar uma estrutura situada a cerca de 20 quilômetros a Sul da Província Petrolífera do Juruá, visando atingir os reservatórios da Formação Juruá. Essa formação é da idade Carbonífera, da era Paleozóica, compreendida entre 359 milhões e 245 milhões de anos atrás, aproximadamente, na qual surgiram os répteis, primeiro vertebrados totalmente terrestres do planeta.

Os reservatórios carboníferos estão previstos a partir de 2,7 mil metros de profundidade, mas a exploração pretende chegar também aos reservatórios da Formação Uerê. Esta, também da era Paleozóica, está compreendida entre 416 milhões e 359 milhões de anos atrás, aproximadamente. O período Devoniano sucede o período Siluriano e precede o período Carbonífero.

O poço está sendo perfurado pela sonda QG-IX, com previsão de atingir a profundidade final em torno de 3 mil metros.

Veja também
4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Railton Alves Sales disse:

    Onde está!!

    Os 800 empregos gerado pela HRT.
    Trabalho na área de instrumentação é automação já fui até
    o escritorio a resposta que tivi foi que não tem vagas.

  2. Railton Alves Sales disse:

    Os cursos de instrumentação é automação é eletrica,foram patrocinados pela petrobras.
    Preciso de uma oportunidade para por em praticas os meus conhecimentos.

  3. Mille disse:

    Railton, certamente o Sr.Marcio Mello terá uma boa resposta. Ele é bastante entusiasta para com os projetos que a HRT têm investido. Sobretudo, com a parceria feita no mês de novembro com a russa TNK. Empresa que segundo o executivo é a maior companhia de petróleo do mundo e ninguém sabe. Poderíamos, Railton, dizer que há muita coisa que ninguém sabe. E por que não dizer obscuras. Quer por em prática seus conhecimentos? Ótimo! Valorize-se enquanto profissional e cidadão. Verifique se vale a pena ruir tua dignidade em detrimento a usurpação da capacidade laboral.

  4. Sou do municipio de Tefé,minha profição é eletricista, moro
    e estudo em Manaus.
    Estou cursando elétrotecnica no segundo módolo, meu interesse maior é ter uma oportunideda de emprego no municipio de Tefé-Am na empresa HRT….