
Teatro Amazonas recebe concerto especial de La Bohème com Orquestra e Coral do Amazonas
O Teatro Amazonas foi palco, no domingo (27/04), de mais uma apresentação especial da ópera ‘La Bohème’, de Giacomo Puccini. O espetáculo contou com a participação da Orquestra Filarmônica do Amazonas e do Coral do Amazonas.
Realizado com recursos da Lei Rouanet, com patrocínio do Bradesco, e com apoio da Innova e Swarovski, o Festival Amazonas de Ópera é organizado pelo do Fundo do Festival em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Mais popular
La Bohème é uma das óperas mais populares do repertório lírico mundial, retratando com emoção e sensibilidade a vida de jovens artistas na Paris do século XIX.
O diretor artístico do Festival Amazonas de Ópera, Luiz Fernando Malheiro, explicou que o espetáculo foi pensado para ser feito em forma de concerto, ou seja, apenas com a parte musical, sem encenação, cenários, ou figurinos, e sem movimentação cênica.
Durante a apresentação, foi feito uma encenação, uma pequena movimentação dos solistas na frente da orquestra, deixando claro para a plateia que se tratava de uma contagem em concerto.
Solistas
“Os solistas estavam com suas roupas normais de concerto, não com figurinos, o coro ficou parado no fundo, atrás da orquestra. Então, não é uma Bohème encenada, é uma Bohème com uma movimentação cênica para tornar mais agradável ao público”, afirmou.
Malheiro destacou, ainda, os desafios de montar Bohème, pois são sempre músicas cheias de nuances, convenções e dificuldades, tanto para orquestra quanto para o coral.
“Depende muito de você ter uma orquestra profissional de nível, como é o nosso caso, com Amazonas Filarmônica, um coral profissional como o coral do Amazonas, e um elenco de cantores brasileiros com muita experiência. Nesse elenco, quase todos já tinham cantado Bohème outras vezes”, finalizou.
Festival de Ópera
A programação da 26ª edição reúne três óperas, três concertos e dois recitais e marca o início de um projeto de cooperação internacional que vai criar o “Corredor Criativo da Amazônia”.
A iniciativa envolverá instituições culturais do Brasil, Colômbia, Portugal e a Áustria com o objetivo de promover o FAO internacionalmente, e inserir o festival e a cultura na agenda ambiental sustentável da Amazônia.
Deixe um comentário