
Foto: Biatris Rocha/Sedecti
Com o objetivo de fortalecer a construção do Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) promoveu, nesta segunda-feira (28/04), a etapa de diálogos nos municípios de Novo Airão e Manacapuru. As atividades contaram com o apoio de parceiros locais e a participação de representantes da sociedade civil, setor público e instituições ligadas ao desenvolvimento sustentável.
Em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), o evento foi realizado durante a reunião do Mosaico do Baixo Rio Negro, em parceria com a Fundação Vitória Amazônica (FVA). A assessora do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas da Sedecti, Biatris Rocha, destacou a receptividade da comunidade e a importância do encontro para a construção do plano.
“Nós conseguimos fazer o evento em parceria com o Mosaico e com a FVA. Eles foram muito receptivos e entenderam que o objetivo dos diálogos era ouvir aquela população, que já é muito engajada com a bioeconomia e com as questões do território. Foi muito importante enxergar como eles já possuem um mecanismo de governança, que funciona muito bem e que pode ser reproduzido em outros lugares”, ressaltou Biatris.
Além disso, o encontro proporcionou o contato com representantes de diversas localidades, que compartilham experiências e vivências relacionadas à bioeconomia e ao fortalecimento das comunidades.
Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), a atividade foi realizada na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM), em parceria com a Prefeitura Municipal.
Segundo Biatris Rocha, a participação ativa da prefeitura e dos parceiros foi fundamental para o sucesso do evento. “Tivemos muito apoio da prefeitura e, hoje, Manacapuru está iniciando uma política de polo digital, que está alinhada com o que pretendemos com o Plano de Bioeconomia. Houve uma sinergia muito forte entre as ideias do plano e o que já está sendo trabalhado no município”, afirmou.
A etapa de diálogos integra o processo de construção participativa do Plano de Bioeconomia, que busca articular iniciativas locais e regionais para o desenvolvimento sustentável do Amazonas, valorizando o conhecimento tradicional e as potencialidades econômicas da biodiversidade. “Já percorremos os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Tabatinga, Manacapuru e Novo Airão. E seguiremos levando as discussões a todos os municípios do estado”, finalizou a gestora.
Deixe um comentário