
Preparativos e infraestrutura seguem a todo vapor para 58º Festival de Caprichoso e Garantido
Para oferecer a melhor experiência do Festival de Parintins aos turistas e à população, a Prefeitura Municipal realiza uma série de medidas, serviços, obras e operações para preparar a cidade. Infraestrutura, logística, espaços, equipamentos e demais segmentos são organizados para esta que é a maior manifestação artística e cultural do norte do Brasil.
O trabalho é coordenado pelo prefeito de Parintins, Mateus Assayag, e a vice-prefeita, Vanessa Gonçalves, que realizam encontros com autoridades, conduzem operações e planejam medidas para operacionalizar os serviços públicos antes, durante e depois da grande festa. Ao longo da semana, Assayag participou de inúmeras reuniões com órgãos que participam da organização do evento.
Maior festival
“Estamos trabalhando para fazer o maior festival da história de Parintins. Todas nossas equipes de governo estão empenhadas em preparar a cidade para receber um grande público e oferecer serviços e espaços que mostrem uma experiência de excelência, digno da grandiosidade do nosso festival”, disse o prefeito Mateus Assayag.
Em Parintins as ações se intensificam cada vez mais com a proximidade da realização da festa que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Bumbódromo. A Prefeitura de Parintins intensifica ações de infraestrutura em diversos pontos da cidade como sistema viário, repartições públicas, pontos de entrada e saíde de pessoas, transporte, praças e demais setores ligados à festividade. Todas as secretarias da Administração Pública participam do processo de organização.
Obras
O secretário de obras de Parintins, Albano Albuquerque, informa que o setor atua com cerca de 400 profissionais de diversas áreas em ações por toda a cidade como limpeza pública, operacionalizam de máquinas, manutenção de prédios (secretarias, UBS, porto, aeroporto, hospital, escolas, praças, etc.), sinalizações, coleta de resíduos e demais serviços voltados para a população e visitantes.
“A Prefeitura de Parintins vem trabalhando para levar a todos que vem participar do Festival uma experiência muito boa na questão da infraestrutura, logística e serviços da cidade. Estamos preparados para este evento que é importante para aquecer a economia, trazer investimentos. A Prefeitura de Parintins vem trabalhando para melhorar ainda mais essa grande festa cultural”, destaca Albano Albuquerque.
Porta de entrada
Apesar do porto de Parintins ser uma grande porta de entrada ao município, no período do Festival, muitas embarcações atracam ao longo da orla da cidade. Portanto, um dos principais de acesso à ilha é o Aeroporto Municipal Júlio Belém. Segundo dados da direção do aeródromo, em 2024, foram mais de 20 mil passageiros em mais de mil aeronaves, que desembarcaram na cidade no período da festa.
Após tratativas com a Agência Nacional Comercial (ANAC) e cumprimento das exigências técnicas, o prefeito Mateus Assayag conseguiu a liberação para operacionalização de aeronaves a jato (grande porte) no aeródromo municipal. A Prefeitura de Parintins mantém ainda o trabalho e acompanhamento diário do local.
Gestão
“Desde o começo do mandato, o prefeito Mateus Assayag e sua equipe de governo tem trabalhado no sentido de minimizar os problemas elencados pela Agência Nacional de Aviação pra que pudessem chegar nessa suspensão e, com isso, garantir as operações de aeronaves de grande porte durante todos os dias, bem como, durante o Festival de Parintins”, informa o diretor do aeródromo, Jean Jorge.
O diretor afirma ainda que a Prefeitura de Parintins mantém serviços no aeroporto para que haja pleno funcionamento do local. Ele destacou algumas medidas importantes que foram executadas como o recapeamento da pista de pouso e decolagem (600 metros), manutenção do depósito de resíduos sólidos, recuperação da cerca de proteção, remoção de vegetação na área externa e demais trabalhos que visam manter o espaço seguro à funcionários e passageiros.
Turistas
Dados do Governo do Amazonas apontam que, em 2024, cerca de 120 mil pessoas visitaram a Ilha Tupinambarana. Número maior que em 2023 quando foram registrados 110 mil visitantes. A expectativa é que esse número aumente em 2025 e, para atender o grande público, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, prepara ações, serviços e espaços.
A pasta prepara um material promocional, que será lançado em maio, com mapa turístico, QR Code com localização de atrativos, endereços e contatos de serviços essenciais (hospitais, unidades de saúde, bancos, restaurantes, hotéis, feiras, etc.), folders, sinalizações e demais informativos que são de uso dos visitantes.
A subsecretária de turismo, Carla Garcia, adianta que a secretaria lançar um site oficial de turismo para atender o turista. “Então, além do nosso material promocional, o mapa do QR Code, o site e deve estar chegando também para que o turista realmente se localize, sabe onde funcionam os serviços”, afirma.
Festival
O 58ª Festival de Parintins inicia de forma oficial no dia 13 de junho com a disputa do segundo grupo da festa. Quadrilhas, grupos de dança e bois mirins também recebem investimentos da Prefeitura de Parintins e se apresentam no Anfiteatro Sila Marçal, a Praça dos Bois. São 19 associações folclóricas e culturais.
Nos dia 13 de junho (sexta-feira) e 14 (sábado) se apresentam 16 quadrilhas. No dia 15 (domingo) acontece a disputa dos três bois mirins (Estrelinha, Tupy e Mineirinho). As apresentações de Caprichoso e Garantido, no Bumbódromo, acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho.
A Prefeitura de Parintins também organiza seis palcos alternativos (Chapão, Canoeiro, Mercado Municipal, Comunas, Mercado da Baixa e Canta Galo) que apresentam diversas atrações locais (boi-bumbá) durante os três dias de festa, no horário de 10h as 16h. Uma novidade é o palco alternativo na Praça Eduardo Ribeiro no horário de 18h as 22h.
Deixe um comentário