TRT-11 abre feira de empregabilidade para pessoas com deficiência em Manaus

TRT-11 abre feira de empregabilidade para pessoas com deficiência em Manaus

Iniciativa conecta empresas e candidatos com deficiência no mercado de trabalho (Foto: Roumen Koynov e Carlos Andrade)

O Amazonas deu o pontapé inicial, nesta sexta-feira (25), ao “Conexão Inclusiva: 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação”, que se estenderá até a próxima quarta-feira (30), promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região — AM/RR (TRT-11), com o apoio da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). O primeiro dia contou com palestras presenciais no Fórum Trabalhista de Manaus (FTM), rodada de recrutamento e consultoria de carreira, além da inauguração da exposição fotográfica “Minha História”. O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do TRT-11 e MPT.

A abertura da ação contou com a participação do presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, da procuradora do trabalho Fabíola Bessa Salmito Lima, da representante da UEA e coordenadora de Assuntos Comunitários, Rárima Gomes Coelho, entre outras autoridades. “Um evento como esse é de grande importância por conectar empresas e pessoas com deficiência”, enfatizou o presidente do TRT-11.

Na sequência, a procuradora do trabalho do MPT abordou uma questão crucial na inclusão profissional: a prática preocupante de contratações superficiais apenas para cumprir cotas, convidando à reflexão sobre a real integração desses trabalhadores. Segundo ela, “a busca deve ser por uma ‘contratação qualitativa’, que vá além do simples cumprimento da cota. Precisamos abandonar a mentalidade de que a inclusão se resume a um número. É necessário olhar para o ambiente de trabalho que estamos oferecendo e garantir que ele seja acolhedor e respeitoso para todos, construindo assim uma inclusão real e duradoura.”

Já a representante da UEA, Rárima Gomes Coelho, afirmou a importância do programa “Mais Acesso” para a inclusão de pessoas com deficiência, ressaltando a valiosa parceria com o MPT e o TRT-11. Para ela, o programa “identifica e demonstra o trabalho e o papel da universidade com o ensino superior na Amazônia, sobretudo como processo transformador na vida de várias pessoas neste Estado.”

O primeiro dia do evento ofereceu palestras com a jornalista Jéssica Paula falando sobre “Experiências de uma Jornalista com Deficiência”, a psicóloga Jucinara Pinheiro abordando “Cuidando de Quem Cuida: Psicoeducação e Suporte para Familiares de Pessoas com Deficiência”. Pela tarde, o auditor-fiscal do Trabalho Rafael Faria Guiger e o procurador do Trabalho Rafael Hanna falaram sobre o tema “Combatendo o Capacitismo no Mercado de Trabalho”, com a mediação da professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Carla Vidal Gontijo Almeida.

Entrevistas de emprego

A iniciativa também incluiu uma apresentação teatral demonstrando os erros frequentes e as estratégias eficazes em entrevistas de emprego. Adicionalmente, a “Rodada de Oportunidades: Recrutamento, Consultoria de Carreira e Match Profissional” ofereceu mais de 300 vagas de emprego aos participantes.

Uma das histórias de sucesso do primeiro dia do “Conexão Inclusiva” foi a de Lindalva Melo. Aos 50 anos e com deficiência visual ela conquistou uma vaga como auxiliar de serviços gerais. “Estou muito feliz com a conquista deste emprego e acredito que o evento foi fundamental para quem, como eu, buscava uma oportunidade. Ele está fazendo essa ligação entre empresa e trabalhador, algo que muitas vezes é bastante difícil. Saio daqui muito feliz e empregada”.

Programação

O evento continua nos dias 28, 29 e 30 de forma virtual. Na segunda-feira (28), a programação terá início às 9h, com a “Oficina Prática – Uso da IA e Criação de Currículo Profissional”, conduzida por Larissa Cruz. Às 10h45, a gestora de Recursos Humanos e consultora, Larissa Alves, apresentará a palestra “Como Preparar para uma Entrevista”. Das 11h30 às 17h, será realizada mais uma “Rodada de Oportunidades: Recrutamento, Consultoria de Carreira e Match Profissional”.

Na terça-feira (29), às 9h, a professora doutora Marklea Ferst liderará a “Oficina Prática – Técnicas de Oratória e Expressão Verbal”. Em seguida, às 10h45, a consultora Katya Hemelrijk abordará o tema “Soft Skills – Habilidades para Romper o Capacitismo na Carreira”. Das 11h30 às 17h, haverá outra “Rodada de Oportunidades”.

No último dia do evento (30), às 9h, a referência em diversidade e inclusão Patrícia Lorete e a jornalista Jéssica Paula participarão do painel “Reflexões sobre Inclusão no Mercado de Trabalho”, com mediação de Marklea Ferst. Às 10h30, o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, divulgará o edital do Selo “Empresa Inclusiva”. O evento será encerrado às 14h, com a palestra “Além da Contratação: Como Construir Processos Seletivos que Promovem Inclusão Real”, ministrada pela consultora Paula Neres.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *