Sedecti avança com Diálogos de Bioeconomia em Benjamin Constant

Sedecti avança com Diálogos de Bioeconomia em Benjamin Constant

A iniciativa segue o compromisso de percorrer os municípios do interior do Amazonas para construir, de forma participativa, o Plano Estadual de Bioeconomia (Foto: Caio Hugo/ Sedecti)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) avançou mais uma etapa dos Diálogos de Bioeconomia no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), na região do Alto Solimões, neste sábado (26/04). A iniciativa segue o compromisso do governador Wilson Lima em percorrer os municípios do interior do Amazonas para construir, de forma participativa, o Plano Estadual de Bioeconomia.

Conduzida pelo assessor do Departamento de Políticas Públicas da Sedecti, Nilton Natan, a agenda em Benjamin Constant deu continuidade ao processo de escuta ativa iniciado em Tabatinga. Antes, a primeira etapa dos Diálogos havia sido realizada em São Gabriel da Cachoeira, conduzida por outra técnica da Sedecti. Para Natan, a participação da população é essencial para que o plano represente as necessidades reais da região.

“Estamos prosseguindo com os Diálogos do Plano de Bioeconomia. Começamos nossa jornada em São Gabriel da Cachoeira, passamos por Tabatinga e agora estamos em Benjamin Constant. O nosso foco principal é ouvir as necessidades da população local, compreender suas demandas e transformar tudo isso em políticas públicas que realmente enfrentem os desafios da região”, explicou Natan.

Ao longo do evento, um dos principais assuntos de interesse foram as diferentes propostas para impulsionar a economia local, com ênfase na valorização dos recursos naturais e na inclusão das comunidades originárias no processo de desenvolvimento. O gerente da secretaria de produção de Benjamin Constant, Vanderlânio Pinto dos Anjos, comentou sobre a importância de ações concretas para a região.

“A proposta dos diálogos nos deram uma excelente oportunidade para abordar ideias que podem realmente fortalecer a economia local. O que buscamos agora é que essas propostas se transformem em ações práticas, que possam beneficiar o município e a região do Alto Solimões, garantindo uma transformação sustentável e duradoura”, afirmou Anjos.

A relevância da bioeconomia para o desenvolvimento econômico e social da região também foi abordada ao longo do diálogo, o subsecretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Benjamin Constant, Weiker Andrade, ressaltou a importância da participação ativa das comunidades nas discussões sobre políticas públicas.

“Participar dos Diálogos sobre o Plano de Bioeconomia é fundamental para que possamos moldar um futuro mais sustentável. Acreditamos que é essencial fortalecer atividades bioeconômicas, como o artesanato e o manejo sustentável de nossos recursos naturais. Eventos como este nos fazem sentir que nossas vozes estão sendo ouvidas, o que nos dá a oportunidade de influenciar diretamente as políticas públicas que impactarão nosso futuro e o da nossa região”, afirmou Andrade.

A Sedecti seguirá expandindo os Diálogos de Bioeconomia em diferentes municípios do estado, construindo, de forma participativa, um plano que una inovação, saberes tradicionais e desenvolvimento sustentável.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *