
Foto: Divulgação/IMMU
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu um avanço nas ações de sinalização e segurança viária nos primeiros três meses da nova gestão do prefeito David Almeida, iniciada em 2025. O foco nas medidas de ordenamento do tráfego e proteção aos pedestres resultou em melhorias diretas em 40 bairros da capital amazonense.
Durante esse período, 233 vias foram devidamente sinalizadas, com destaque para a aplicação de 16.159 m² de sinalização horizontal. Foram implantadas faixas de pedestres, linhas de bordo, linhas de retenção, canalizações, linhas dupla e simples contínuas, além de legendas como “PARE”, que orientam e disciplinam o fluxo de veículos, reforçando a segurança e a organização do trânsito em pontos estratégicos.
Faixas de travessia
Somente em faixas de travessia, foram 229 unidades implantadas, fortalecendo a segurança de pedestres, especialmente em áreas escolares, comerciais e de grande circulação. A estrutura viária foi reforçada ainda com 9.808 dispositivos delimitadores, entre tachões, tachas e defensas, e 309,75 metros lineares de defensas metálicas, utilizados para proteger curvas perigosas, entradas de vias e áreas de risco.
Sinalização vertical
No reforço da sinalização vertical, foram instaladas 199 placas de regulamentação e advertência, promovendo a orientação adequada aos condutores. Ao todo, 83 ordens de serviço foram executadas no período.
Segundo o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, os resultados são fruto de um planejamento técnico eficiente. “Toda a nossa engenharia está voltada para criar um trânsito mais seguro, eficiente e acessível. Cada faixa implantada e cada placa instalada tem como foco principal reduzir acidentes e salvar vidas”, explica.
O diretor ressalta que a sinalização horizontal segue padrões nacionais e tem impacto direto na redução de riscos. “Quando aplicamos corretamente canalizações, faixas e linhas de retenção, estamos organizando o comportamento do motorista e garantindo mais segurança ao pedestre”, afirmou Uarodi.
Deixe um comentário