
Selo dos Correios celebra a democracia brasileira com homenagem a José Sarney e Tancredo Neves, importantes protagonistas do início de uma nova era no país. (Foto: Peter Neylon/MCom)
O selo comemorativo dos 40 anos da redemocratização do Brasil, realizado pelos Correios, foi lançado nesta quinta-feira (24/4), em São Luís (MA). A cerimônia celebrou a importância do processo democrático iniciado em 1985 e reforçou o compromisso institucional com a cidadania, a liberdade e os valores democráticos, além de destacar a preservação da memória histórica como instrumento fundamental para a construção de um País mais justo e plural.
O selo traz uma foto do ex-presidente José Sarney, primeiro civil a assumir a Presidência da República após o regime militar — e que completa 95 anos nesta quinta-feira —, e de Tancredo Neves, líder político e símbolo das Diretas Já, eleito presidente em 1985, mas que faleceu antes de tomar posse. A imagem é de Sonja Rêgo, cedida pelo acervo da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
“Participar deste momento é uma honra e uma responsabilidade. A democracia não é uma conquista isolada no tempo, mas um exercício contínuo. O selo representa esse compromisso permanente com a liberdade, com a escuta da sociedade e com a construção de um Brasil mais justo e plural”, destacou a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, durante a cerimônia.
Segundo ela, o lançamento do selo é um ato simbólico de profundo significado histórico e político. “José Sarney e Tancredo Neves representam a esperança de uma geração e a coragem de um país que decidiu olhar para a frente. Ao eternizar esses nomes em um selo postal, reafirmamos nosso compromisso com a democracia, com o diálogo e com os valores republicanos”, completou.
O lançamento do selo postal possui um valor simbólico e histórico ao representar o reconhecimento de um dos marcos mais relevantes da história do país: a retomada do regime democrático e das liberdades civis após mais de duas décadas de ditadura militar.
“Este selo circulará durante muitos anos pelos Correios do Brasil, numa homenagem permanente à democratização deste país”, disse o ex-presidente da República José Sarney.
Como veículo de memória e instrumento de comunicação de amplo alcance, o selo perpetua a memória coletiva desse marco, homenageia a luta de milhares de brasileiros por direitos e justiça, e reforça o compromisso das instituições públicas com os valores democráticos.
O superintendente estadual dos Correios no Maranhão, Thiago Serra, também esteve presente na cerimônia.
Agência Gov
Deixe um comentário