Realizado o rito de fechamento do caixão do papa Francisco; veja fotos

Realizado o rito de fechamento do caixão do papa Francisco; veja fotos

Esta noite, às 20h, no Altar da Confissão na Basílica de São Pedro, conforme anunciado, foi realizado o rito de fechamento do caixão do Romano Pontífice.

Durante o rito, presidido pelo Cardeal Camerlengo, o Mestre das Celebrações Litúrgicas fez a leitura do “Rogito” (Escritura), que foi colocado dentro do caixão no final da cerimônia.

Segundo a tradição, ele será sepultado junto de moedas, medalhas e a ata da cerimônia. Algumas orações foram feitas em latim, junto de cânticos e leituras de passagens bíblicas.

Parentes

Além das pessoas indicadas na Notificação do Departamento de Celebrações Litúrgicas, alguns parentes do Papa também participaram do rito.

A celebração, conduzida de acordo com as prescrições do “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”, terminou às 21h.

Durante a noite, o Cabido de São Pedro assegurará uma presença de oração e vigília junto ao corpo do Pontífice, até os preparativos para a Santa Missa de amanhã de manhã.

Cruz e brasão

O caixão de zinco recebeu a tampa onde estão a cruz, o brasão do papa e a placa com o nome do pontífice. Nela também estão registrados seu tempo de vida e de papado.

O caixão de zinco então será soldado e receberá os selos do camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Vaticano.

O caixão de madeira também deve ser fechado, na tampa estará a cruz e o brasão de Francisco.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *