3º simulado do programa ‘Educa+Manaus’ reune mais de 36 mil alunos

Foto: Divulgação/Semed

O 3º simulado do programa “Educa+Manaus” foi realizado em 357 escolas da Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira (24/5). A avaliação envolveu 36.013 alunos. Deste total, 22.436 são alunos do 5º ano do ensino fundamental e 13.538 são do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

A ação tem como meta preparar os estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) deste ano, que acontece entre os meses de outubro ou novembro.

O simulado é uma estratégia da Semed para alavancar Manaus a nível nacional na educação básica, e é algo que já deu certo no último Saeb, pois naquela edição a rede municipal de Educação da capital amazonense ficou em 5º lugar nos Anos Finais (9º ano) e o 6º lugar nos Anos Iniciais (5º ano).

A avaliação é composta por 44 questões, sendo 22 de Língua Portuguesa e 22 de Matemática, com duração de 4 horas.

O simulado conta com uma equipe de aplicadores, ligados à secretaria. O professor Thiago Nogueira foi um dos colaboradores deste certame. Ele aplicou a prova nas escolas Antônio Matias e Guilherme Baker.

“Estes simulados são de grande importância para que os alunos comecem a criar o vínculo de responder as questões e transcrever as respostas para um cartão resposta dentro de um determinado tempo, pois não pode ter erro para isso. Então quanto mais o aluno participar deste simulado, que serve com um treinamento para prova Saeb, mais afinidade e menos dificuldade ele também terá para esta avaliação de nível nacional”, disse Thiago.

Ao todo participaram 1.237 turmas de mais de 350 unidades de ensino da capital amazonense, sendo 816 turmas do 5º ano do ensino fundamental e 421 do 9º ano.

Um dos alunos que participou do 3º simulado do programa “Educa+Manaus” foi Nicolas Lobato, estudante do 9º ano da Escola Municipal Guilherme Barbosa Baker, localizada no bairro São Raimundo, zona Oeste. Nicolas disse estar confiante sobre o resultado deste simulado.

“Participar deste simulado foi uma experiência muito boa, porque tudo que caiu na avaliação estava dentro do que eu estudei, dentro do campo do que eu havia visto em sala de aula, em casa sozinho. E não achei uma prova difícil. E estou com uma expectativa muito positiva sobre o resultado, porque acredito que no mínimo vou tirar 9 pontos. E baseado no que vi neste simulado acredito que fui bem melhor do que no 1º e 2º, pois neste eu estava mais preparado”, afirmou Nicolas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *