Vacinação nas escolas de Parintins começa nesta terça-feira, 22

Vacinação nas escolas de Parintins começa nesta terça-feira, 22

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e da Coordenação de Vigilância em Saúde e Programa Saúde na Escola (PSE) inicia terça-feira (22) uma ampla campanha de vacinação nas escolas, em resposta ao aumento de casos de sarampo registrados em estados como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Elaine Pires, a ação integra a adesão de Parintins à mobilização nacional de vacinação nas escolas, promovida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), com o objetivo de intensificar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes.

“Nós estamos com uma programação que contempla as escolas municipais, estaduais e os Centros Educacionais Infantis. O público-alvo são crianças de 9 meses até menores de 15 anos”, explica Elaine.

Crianças

Para crianças de 9 meses até menores de 5 anos, estarão disponíveis as vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tríplice bacteriana (DTP). Para o público de 5 a menores de 15 anos, serão aplicadas as vacinas contra febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana, meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.

A vacinação será realizada tanto na zona urbana quanto na zona rural, com apoio das unidades básicas de saúde, que atuarão diretamente nas escolas de seus respectivos territórios. “Na zona rural, teremos uma programação específica, que será divulgada com antecedência. As equipes vão atuar conforme cronograma e horários definidos, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da secretária Gisele Soares, e da coordenadora regional, Dilciane Prado”, reforça a coordenadora.

Pais e responsáveis

Elaine Pires também destaca a importância da participação ativa dos pais e responsáveis. “É fundamental que os pais assinem o termo de responsabilidade e estejam presentes no dia agendado para a vacinação. Haverá reuniões com os pais e será solicitada a caderneta de vacinação das crianças. A gente precisa da adesão da família. Papai, mamãe, vacine seu filho. Estamos num período sazonal e precisamos proteger nossas crianças contra os vírus que estão circulando”, enfatiza.

A campanha vai até o dia 31 de maio e todas as unidades de saúde estão abastecidas com as doses necessárias. “Estamos preparados. A rede de frio está com vacinas disponíveis e não deixaremos o município desabastecido durante esse período”, garante Elaine.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *