Manaus entra em luto oficial por três dias após morte do Papa Francisco

Manaus entra em luto oficial por três dias após morte do Papa Francisco

O líder da Igreja Católica, Jorge Mario Bergoglio, tinha 88 anos (Foto: Vaticano News)

O prefeito de Manaus, David Almeida, decretou luto oficial de três dias na capital amazonense em razão da morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O líder da Igreja Católica, Jorge Mario Bergoglio, tinha 88 anos.

Em nota, David Almeida manifestou profundo pesar e destacou a relevância histórica e espiritual do pontífice, o primeiro latino-americano a ocupar o trono de Pedro. “Uma perda inestimável para toda a humanidade. Francisco era exemplo de fé, de amor, de simplicidade e de solidariedade. Como líder missionário, seu legado por um mundo mais justo e fraterno continuará vivo para esta e futuras gerações”, declarou o prefeito.

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, capital da Argentina, Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa em 13 de março de 2013, adotando o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis. Ao longo de 12 anos de pontificado, foi reconhecido por sua postura humanista, compromisso com os mais pobres e defesa de causas sociais e ambientais.

Francisco também foi um símbolo de renovação dentro da Igreja, promovendo o diálogo inter-religioso e buscando aproximar o Vaticano de temas contemporâneos. Sua morte marca o fim de um papado que inspirou milhões de fiéis ao redor do mundo com mensagens de esperança, serviço e humildade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *