Inmetro participa de fórum da ONU na Alemanha sobre sustentabilidade e comércio internacional

Inmetro participa de fórum da ONU na Alemanha sobre sustentabilidade e comércio internacional

Reunião aconteceu em Bonn, na Alemanha. (Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou, nos dias 31 de março e 1º de abril de 2025, da Reunião do Conselho Assessor Acadêmico do Fórum das Nações Unidas sobre Normas Voluntárias de Sustentabilidade (NVS), realizada em Bonn, na Alemanha. Representando o Instituto, esteve presente o pesquisador Rogério de Oliveira Corrêa, da Coordenação de Articulação Internacional (Caint), e responsável no Inmetro pela Plataforma de Normas Voluntárias de Sustentabilidade (NVS).

Durante o encontro, Rogério acompanhou os debates temáticos, interagiu com os demais participantes e apresentou sugestões sobre o tema e seus desdobramentos, balizado pelo Objetivo Estratégico nº 5 do planejamento estratégico do Inmetro: “Tornar mais efetiva a superação de barreiras técnicas ao comércio exterior”. Para o pesquisador: “A reunião proporcionou um espaço relevante de diálogo técnico e troca de experiências, permitindo o compartilhamento de contribuições da Plataforma Brasileira em alinhamento com os objetivos estratégicos do Inmetro”, destacou.

A reunião foi estruturada em painéis e teve como pauta as Normas Voluntárias de Sustentabilidade (NVS) sob diferentes perspectivas. Foram abordados os seguintes temas: as NVS como parte de um ambiente regulatório em modificação em um mundo política e comercialmente fragmentado; as mudanças de aspectos de projeto e implementação das NVS; o entendimento dos impactos e efetividade das NVS; a ampliação e transbordamento dos impactos de sustentabilidade das NVS.

O evento reuniu 33 representantes presenciais e outros 20 remotos, promovendo ainda discussões sobre a aceitação das NVS em regulamentos, curadoria de dados, diversidade, disputas tarifárias e regulatórias entre blocos econômicos, além de aspectos relacionados a direitos humanos, diligência devida e relações de trabalho.

As temáticas discutidas serão incorporadas às futuras apresentações da Plataforma Brasileira, ao planejamento de novos trabalhos e às cooperações entre o Inmetro e seus parceiros. Servirão também como base para o atendimento às demandas do setor produtivo sobre sustentabilidade, barreiras técnicas e exportações.

Com atuação estratégica nesse cenário, o Inmetro seguirá contribuindo com orientações técnicas ao setor produtivo nacional, apoiando empresas no enfrentamento de barreiras regulatórias e na adaptação a exigências internacionais relacionadas a critérios de sustentabilidade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *