No primeiro trimestre, Brasil recebe 3,7 milhões de turistas internacionais

Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva

O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após mês, o país vem superando seus próprios recordes, impulsionado por um aumento contínuo na chegada de turistas internacionais.

Esse ritmo acelerado de crescimento pode ser observado no primeiro trimestre. Somente nesse período, o Brasil registrou a maior entrada de visitantes estrangeiros de toda a sua história: 3.739.649 turistas de fora do país chegaram aos destinos nacionais. No acumulado dos três primeiros meses, o aumento é ainda mais expressivo – 47,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, esse avanço reflete o trabalho conjunto entre o governo, o setor privado e os parceiros internacionais. “Nossa meta é seguir nesse ritmo e consolidar o país como um dos principais destinos turísticos do mundo”, comentou Sabino.

Só em março foram recebidos no país o total de 929.096 turistas vindos de fora. Esse número representa um crescimento de 25,5% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.

O bom desempenho foi impulsionado por ações estratégicas de promoção internacional e pelo fortalecimento da infraestrutura turística.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou os resultados recordes. “O mundo está sendo atraído cada vez mais pelo Brasil do respeito e da valorização da diversidade, das manifestações culturais únicas, da riqueza de paisagens naturais e da sustentabilidade, e esse é um trabalho nosso”, observou Freixo, destacando benefícios dos avanços para a economia nacional e a geração de emprego e renda à população.

Desembarque

O estado de São Paulo segue sendo a principal porta de entrada dos turistas internacionais, com 277.266 chegadas em março. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 241.812 entradas.

O Rio Grande do Sul também se destacou, com 168.507 visitantes internacionais, demonstrando a força da região Sul como destino.

No Nordeste, a Bahia mantém a liderança no receptivo internacional, com 17.583 turistas estrangeiros que optaram pelo desembarque no estado.

Demanda

A pesquisa também apontou que o fluxo de turistas argentinos continuou em alta no mês de março. Mais uma vez, a fronteira entre os dois países esteve bastante movimentada, bem como as demais vias de acesso, com o Brasil recebendo 395.149 argentinos – um aumento de 76,72% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mas não são apenas os “hermanos” que demonstram interesse pelo Brasil. O número de europeus entrando no país também cresceu de forma significativa no primeiro trimestre, com alta de 88,29%. Países como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha lideram a lista de visitantes europeus.

Metas

O Plano Nacional de Turismo (PNT) traçou diretrizes ambiciosas para os próximos três anos, com o objetivo de posicionar o Brasil como o destino mais visitado da América do Sul até 2027, atraindo 8,1 milhões de turistas internacionais por ano.

“Estamos superando desafios e posicionando o Brasil como um destino turístico atraente para um mercado global altamente exigente. Vamos trabalhar incansavelmente para alcançar a meta de 2027, com milhões de turistas estrangeiros conhecendo nosso país, gerando emprego e impulsionando a economia local”, afirmou o ministro.

Alinhado ao Plano Plurianual 2024-2027, o PNT também contempla 20 programas e planos setoriais para alcançar essas metas. As estratégias de implementação estão sendo desenvolvidas de forma colaborativa, no âmbito das Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Entre as iniciativas está o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, que reforça os compromissos com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Agência Gov

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *