
Foto: Divulgação/Idam
O município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) é o mais novo município contemplado pelo Programa Mais Pecuária Brasil. Entre os dias 11 e 14 de abril, a equipe do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) esteve na localidade para acompanhar o início das atividades em três propriedades rurais.
O programa visa o melhoramento genético do rebanho de bovinos e bubalinos do estado com objetivo de garantir mais qualidade aos produtos comercializados pelos produtores rurais.
No Amazonas, a inciativa é desenvolvida por um acordo de cooperação entre o Idam, a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).
A médica veterinária do Idam, Gabriela Segatti, informou que 14 animais participaram da 1ª etapa do programa no município, nos quais foi realizada a IATF – uma técnica reprodutiva que sincroniza o ciclo estral das fêmeas induzindo o cio e permitindo, assim, a inseminação.
“Os protocolos realizados são responsáveis pela utilização de hormônios que sincronizem e induzam a ovulação das fêmeas, permitindo o momento ideal para a inseminação de bovinas e bubalinas”, explicou a médica.
A atividade contou com a participação do médico veterinário da Unidade Local (Unloc) do Idam/Itacoatiara, Astrogildo Lira, e do médico veterinário da Conafer, Ronierik Santos.
Deixe um comentário