Inmetro participa de reunião do Comitê de Barreiras Técnicas ao Comércio da OMC

Inmetro participa de reunião do Comitê de Barreiras Técnicas ao Comércio da OMC

No período de 25 a 28 de março aconteceu, em Genebra, a Reunião do Comitê de Barreiras Técnicas ao Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC), onde foram discutidos os problemas que vem impactando as exportações brasileiras.

O Inmetro esteve presente, representado por Reinaldo Wacha, Chefe da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas. Além do Inmetro, o Brasil também marcou presença com profissionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Comerciais

Ao todo, foram levadas oito preocupações comerciais relacionadas a regulamentos, principalmente envolvendo questões ambientais. Essas barreiras impedem o acesso dos produtos brasileiros ao mercado europeu e ao levá-las para discussão, as instituições buscam defender os interesses do Brasil e garantir a inserção do setor produtivo no mercado internacional.

O Inmetro também assegurou seu protagonismo como o ponto focal brasileiro do Acordo de Barreiras Técnicas, tomando a liderança da preparação da sessão especial sobre transparência que ocorrerá em Genebra no dia 23/06/2025.

Ampliação

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, reitera seu comprometimento com o setor produtivo e com a ampliação do comércio internacional: “Eliminar as barreiras técnicas para o pleno comércio internacional é fundamental para o crescimento do Brasil e uma prioridade na minha gestão.”

Tags: comércio, OMC
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *