
Foto: Thelson Souza/ManausCult
Nesta quarta-feira, 16/4, as atividades da Semana do Livro Infantil, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), foram encerradas na biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, no Centro. A programação foi formada por dois dias de imersão no universo da literatura infantil, para valorizar o legado de Monteiro Lobato e fortalecer o acesso à cultura para crianças de escolas da capital e comunidades do entorno da biblioteca.
O evento recebeu, ao longo dos dois dias, mais de 200 alunos da rede pública municipal e estadual, além de mais de cem professores e gestores escolares que acompanharam as atividades. A iniciativa proporcionou um ambiente acolhedor, criativo e interativo, reafirmando o papel da biblioteca como um espaço de educação e cultura.
Durante a programação, o público infantil participou de contação de histórias com os escritores amazonenses Anete Valdevino e Raimundo Brilhante, oficinas de fantoches, pintura e desenho, além de animações lúdicas com o grupo Atelirê Crianças. Exposições de livros e telas inspiradas no universo do Sítio do Picapau Amarelo completaram o cenário preparado, especialmente, para as crianças.
Para o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, a ação cumpriu com excelência seu papel social e cultural. “Foram dois dias de encanto, aprendizagem e transformação. A biblioteca João Bosco reafirma seu compromisso com a formação de novos leitores e com a inclusão cultural. A leitura é um direito, e eventos como este mostram que é possível despertar sonhos nas crianças com arte e afeto”, destacou.
A ação integra o calendário cultural do município, conforme as leis nº 10.402/2002 (Dia Nacional do Livro Infantil) e nº 1.219/2008 (Semana Monteiro Lobato de Literatura Infantil).
Deixe um comentário