Programa ‘Casa Manauara’ entrega primeiras residências reformadas no Morro da Liberdade

Foto: Antônio Pereira/Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta terça-feira, 15/4, as primeiras casas reformadas pelo programa “Casa Manauara”, no bairro Morro da Liberdade, zona Sul da capital. A ação marca o início de uma nova fase de transformações sociais na região, com a entrega de seis residências revitalizadas para famílias em situação de vulnerabilidade.

“Onde fazemos a regularização fundiária, a gente entra para entregar, para melhorar a vida das pessoas. Uma das moradoras estava falando que um mês ela tentava guardar dinheiro para comprar uma tinta, não conseguia, no outro para comprar fio e não conseguia. E o ‘Casa Manauara’ é isso, ela já tinha a casa dela e a gente vem cuidar, dar uma melhorada, ajeitar o telhado, ajeitar o forro, dar uma pintada, melhorar o banheiro e dar uma melhor dignidade”, destacou David Almeida, ao conversar com os moradores durante a visita às residências.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), o programa “Casa Manauara” já revitalizou mais de 300 unidades habitacionais em diferentes zonas da cidade. As reformas incluem troca de telhado, forro, pintura, revestimentos, substituição de portas e janelas, além da readequação das redes elétrica e hidráulica.

“Mais uma moradora sendo contemplada. Mais uma casa sendo reerguida, mais um cidadão tendo a sua dignidade restaurada. Esse é o programa que tem avançado muito. A gente está, nesse momento, também no Rio Piorini. São cerca de 80 casas já feitas nos últimos 40 dias. E agora vamos entrar com intensidade aqui no Morro, a partir de agora. O prefeito está na primeira residência, temos mais cinco para entregar hoje. E, no mês de julho, a gente faz a entrega dos registros de imóveis, o título definitivo”, explicou o secretário da Semhaf, Jesus Alves.

Foto: Antônio Pereira/Semcom

Entre as beneficiadas está a moradora Valdinéia Sousa de Lima, de 80 anos, conhecida como dona Neca, que vive no Morro da Liberdade há seis décadas. “Essa reforma chegou em uma boa hora e eu estou muito feliz, porque eu já disse que a gente pegava o dinheiro para comprar material de construção para reformar, mas surgia algum imprevisto e aí não dava. E graças a Deus, Deus mandou esse homem em boa hora para a gente. Eu tenho fé em Deus que ele vai ser muito feliz ainda e vai ajudar mais gente no Morro da Liberdade. Em todos os cantos que ele entra, ele ajuda as pessoas”.

Descentralização

Mais cedo, o programa também contemplou 12 famílias na comunidade Rio Piorini, na zona Norte. As entregas fazem parte da estratégia de descentralização das ações, com obras simultâneas em bairros onde a prefeitura executa o programa “Manaus Legal”, de regularização fundiária.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *