Palestra sobre bullying e cyberbullying é apresentada em escola do bairro Gilberto Mestrinho

Foto: Divulgação/Semed

Com o objetivo de orientar, conscientizar e sensibilizar os alunos da rede municipal sobre os riscos e consequências do bullying e cyberbullying, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 15/4, uma palestra educativa na Escola Municipal Professora Zenaira Bentes Monteiro Pastor, localizada no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste da cidade. A palestra contou com a parceria da Ordem do Advogados do Brasil (OAB-AM), por meio da Comissão OAB Vai à Escola.

A ação foi direcionada aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com idades entre 12 e 14 anos, os quais participaram de uma roda de conversa em sala de aula, como parte das atividades do projeto.

Na oportunidade, o subsecretário de Gestão Educacional, Arone Bentes, destacou a importância de palestras sobre bullying e cyberbullying nas escolas da rede de ensino municipal. “O ambiente escolar deve ser um espaço de segurança. Essas ações educativas são fundamentais para combater a violência e promover o bem-estar dos nossos alunos, criando uma rede de apoio onde todos se sintam acolhidos e respeitados. As palestras não apenas informam sobre as práticas de segurança on-line, mas também incentivam uma postura mais crítica e responsável no ambiente escolar e virtual”, afirmou o subsecretário.

A iniciativa visa promover o diálogo e oferecer informações relevantes sobre práticas seguras e respeitosas no ambiente escolar e virtual, para fortalecer a cultura da paz e do respeito mútuo entre os estudantes.

Para a estudante Rebecka Pereira, de 14 anos, a atividade pode contribuir para melhorar o comportamento e o respeito dentro e fora da sala de aula. “Eu espero que essa palestra ajude a entender o quanto o respeito é importante para que possamos ter um ambiente de aprendizado mais tranquilo e produtivo. Às vezes, as pessoas não percebem como pequenas atitudes podem afetar os outros, mas, com essa conversa, acredito que todos vão pensar mais antes de agir”, comentou a aluna.

O presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Manoel Carlos de Oliveira, durante a palestra, abordou as consequências legais do bullying e do cyberbullying, apresentou formas de prevenção e explicou como identificar e agir diante dessas situações.

“A Comissão OAB Vai à Escola, por meio de palestras, tem levado informações jurídicas importantes, com o objetivo de conscientizar a todos sobre seus direitos e deveres. O bullying e o cyberbullying são temas que precisam ser discutidos dentro das salas de aula. Os alunos devem compreender não apenas os seus direitos, mas também as suas responsabilidades”, destacou Manoel.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *