
Foto: Divulgação/Assessoria Amom Mandel
Tramita nas comissões da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4953/2024, que institui o Programa de Educação e Conscientização sobre Saneamento Básico. A proposta, de autoria do deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), pretende promover em escala nacional uma mudança cultural urgente e necessária: despertar na população o senso de responsabilidade sobre o manejo de resíduos, uso racional da água e preservação ambiental.
A medida reforça o compromisso de Amom com a transformação social por meio da educação e do engajamento comunitário e é inspirada na vivência prática do parlamentar com o Projeto Galho Forte, mobilização socioambiental que há cinco anos promove ações de limpeza, recuperação e educação ambiental em igarapés de Manaus.
O PL estabelece a realização de campanhas educativas em escolas e comunidades, com distribuição de materiais informativos, oficinas práticas e a capacitação de agentes comunitários — que atuarão como multiplicadores de conhecimento. A coordenação ficará a cargo das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, com articulação de parcerias com ONGs, empresas e entidades de ensino.
“Nós temos feito o que o poder público deveria fazer há muito tempo: cuidar do meio ambiente. A consciência ambiental não pode ser só discurso bonito em rede social ou em data comemorativa — tem que ser prática, tem que ser acompanhada de ação, e principalmente tem que vir de quem tem o dever de executar políticas públicas. As cidades precisam de leis que assegurem políticas de governo para convidar a população a fazer parte da preservação do meio ambiente”, declarou o deputado.
Galho Forte
Inspiração para a proposta, o projeto Galho Forte teve a mais recente ação no último domingo (13) no Igarapé do Gigante, onde mais de 80 voluntários recolheram quase 500 sacos de lixo do leito e das margens do curso d’água. E sem nenhum centavo de recurso público.
“A ação no Gigante não foi apenas simbólica. Foi pedagógica. Mostrou que, com liderança, articulação e espírito coletivo, é possível enfrentar o descaso e promover resultados concretos”, declarou Amom, ao destacar a importância da atuação da sociedade civil e da iniciativa privada nas ações ambientais.
Deixe um comentário