
A inclusão reconhece o trabalho técnico e criativo dos dublês, profissionais responsáveis por executar cenas de ação. (Foto: Reprodução)
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta quinta-feira (10), a criação de uma nova categoria no Oscar: Melhor Dublê. O prêmio passará a integrar a cerimônia a partir de 2028, ano que marcará a histórica 100ª edição da principal premiação do cinema mundial.
A inclusão reconhece o trabalho técnico e criativo dos dublês, profissionais responsáveis por executar cenas de ação que garantem autenticidade, emoção e segurança em diversas produções cinematográficas. Segundo comunicado oficial, os critérios de elegibilidade e votação para a nova categoria serão divulgados em 2027. Já os detalhes sobre como o prêmio será entregue ainda serão definidos pelo Conselho de Governadores da Academia e pela liderança executiva em data futura.
“Desde os primórdios do cinema, os dublês têm sido parte integrante da produção cinematográfica. Estamos orgulhosos de homenagear o trabalho inovador destes artistas técnicos e criativos e parabenizá-los pelo seu compromisso e dedicação em alcançar esta ocasião importante”, afirmaram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente, Janet Yang.
A criação da categoria responde a um antigo apelo da indústria, que há anos pedia reconhecimento oficial para esses profissionais, fundamentais em filmes de ação, aventura e suspense. A mudança também reflete o esforço da Academia em tornar a premiação mais inclusiva e representativa dos diferentes aspectos da criação cinematográfica.
A última nova categoria criada pela instituição havia sido a de Melhor Elenco, anunciada em 2024 e que fará sua estreia no 98º Oscar, em 2026, contemplando filmes lançados no ano anterior.
Deixe um comentário