
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O município de Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus) já está no compasso do festival folclórico com ensaios, festas e eventos que movimentam a ilha. Nos dias 27, 28 e 29 de junho, Caprichoso e Garantido vão duelar no Bumbódromo em um espetáculo que atrai turistas do Brasil e do mundo. Mas antes da festa, o Governo do Estado do Amazonas, realizador do evento, lança oficialmente, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), a edição de 2025, nesta sexta-feira (11/4) , no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, com apresentações dos bois Caprichoso e Garantido e a presença do governador Wilson Lima, do prefeito de Parintins, Mateus Assayag, do secretário de Cultura e Economia Criativa Caio André e outras autoridades.
Além do patrocínio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo e o apoio da Prefeitura na estrutura e serviços, empresas como Coca-Cola Brasil, Mercado Livre, Brahma, Bradesco, Assaí Atacadista, Eneva, Azul Linhas Aéreas, Natura, Bemol, Gree, Vivo e Samel Planos de Saúde, além de novos patrocinadores a serem confirmados, fomentam a cultura por meio de investimentos, muitos deles incentivados pela Lei Rouanet.
A festa não se limita ao final de junho e começa antes, com ensaios, técnicos nas sedes do currais Zeca Xibelão e Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido), as casas dos bois Caprichoso e Garantido, respectivamente. Além disso, a cidade propicia outras atrações, como o Museu dos Bumbás, que conta a história do festival, e o Mercado Municipal, onde se pode conhecer produtos típicos da região.
Os visitantes também podem explorar as belezas naturais da cidade, com passeios de barco pelo Rio Amazonas e no entorno da ilha de Parintins.
Artesãos, costureiros, cenógrafos, músicos e dançarinos encontram sustento na arte que envolve os bumbás Caprichoso e Garantido, enquanto o setor de serviços – hotelaria, transporte e alimentação – aquece com a chegada crescente de visitantes.
Arte
Os presidentes das associações folclóricas reforçam a importância do festival para a Amazônia. Para Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso, atual tricampeão, que em 2025 traz o tema “É Tempo de Retomada”, inspirado no livro homônimo da escritora indígena Trudruá Dorrico, o Festival de Parintins é a expressão máxima da arte amazônica. “Cada detalhe das nossas apresentações traz a essência do nosso povo, da nossa história e do compromisso com a floresta. Essa temporada já começou, e o Caprichoso está pronto para emocionar o Brasil e o mundo”, disse.
O Garantido chega com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, uma exaltação à cultura popular e à luta por justiça social. Fred Góes, presidente do Boi, traduz o sentimento. “O Garantido carrega no coração a alma da cultura popular da Amazônia. Parintins não é só uma festa, é resistência, é tradição, é um espetáculo que emociona e impacta economicamente milhares de famílias. Estamos prontos para mais um ano histórico!”, comentou.
Além da Amazônia
O impacto do Festival de Parintins vai muito além da Amazônia. A produção das alegorias e fantasias envolve insumos de diversas regiões do país, e a transmissão do evento atrai cada vez mais atenção de marcas e investidores.
“O Festival de Parintins é uma plataforma única para marcas que desejam se conectar com a emoção do povo amazônico e com uma audiência crescente no Brasil e no exterior. É um evento de visibilidade global, com ativações diferenciadas e um impacto cultural e econômico inestimável”, afirma André Guimarães, diretor executivo da Maná Produções, há 20 anos é responsável pela área comercial e gestão executiva do projeto.
Deixe um comentário