Inmetro recebe cônsul econômico do Japão para estreitar cooperação científica

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu, nesta terça-feira (9/4), no campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, em Xerém (RJ), a visita do cônsul econômico do Japão, Ayato Sakaki, acompanhado de sua comitiva. A visita teve o objetivo de estreitar o relacionamento institucional e científico entre Brasil e Japão, com foco na construção de futuras cooperações estratégicas com o National Metrology Institute of Japan (NMIJ), que é o instituto metrológico do Japão.

O encontro abordou temas de interesse comum como transição energética e hidrogênio — áreas centrais das estratégias internacionais japonesas, conforme exposto pelo cônsul Sakaki. Ele também apresentou um panorama da política de padronização industrial do Japão, destacando a atuação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (MDIC), responsável por diretrizes e políticas de padronização técnica, incluindo a promoção de tecnologias japonesas como inteligência artificial.

A delegação foi recebida pelo diretor de Metrologia Científica e Industrial (Dimci), Luiz Fernando Rust, que apresentou os principais projetos e avanços em infraestrutura laboratorial. Participaram também os chefes das Divisões de Metrologia em Biologia, Mecânica, Elétrica e Química, com a visita sendo conduzida pela Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint).

A programação incluiu visita técnica aos laboratórios da Dimci, entre eles o de Metrologia Eletroquímica (Label), Elétrica Quântica (Lameq), Padronização Elétrica (Lampe) e Metrologia de Massa (Lamas).

A visita do cônsul Ayato Sakaki serviu para fortalecer o diálogo técnico e abrir espaço para a formulação de novas propostas de cooperação, previstas para serem discutidas a partir de julho. A ocasião também reforça o protagonismo do Inmetro na cooperação internacional e destaca a relevância da metrologia como instrumento para o desenvolvimento científico e tecnológico sustentável.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *