
Foto: Ana Cláudia Jatahy
O conselheiro e coordenador-geral da Escola de Contas Públicas (ECP) do TCE-AM, Júlio Pinheiro, entregou o prêmio do primeiro lugar do concurso Soluções Sustentáveis para os alunos da Escola Estadual Geny Bentes de Jesus de Parintins.
Para o conselheiro foi uma grande satisfação ir ao interior para entregar, pessoalmente, e junto com a equipe da escola da corte de contas o prêmio aos campeões. Ele destacou que o concurso, que contou com a participação dos estudantes do Ensino Fundamental 2 de todas as calhas do Amazonas, é um projeto que deverá participar da Conferência do Clima (COP30), em Belém, em novembro deste ano. E que trata-se de um exemplo para o combate às mudanças climáticas com sustentabilidade e inovação local na floresta amazônica.
Os vencedores promoveram o plantio de ipês e outras espécies nativas na área escolar, com a finalidade de mitigar os impactos ambientais causados pela proximidade de um aterro sanitário e, também, para melhorar a qualidade do ar e a climatização natural do ambiente escolar.
O projeto vencedor, “Arborização e Práticas de Educação Ambiental”, foi coordenado pela professora Patrícia Rosaneide Nunes Pereira. Os alunos vencedores ganharam notebooks e a escola um datashow.
Segundo o diretor geral da ECP, Alexandre Rivas, foi motivo de alegria a vitória dos alunos de Parintins, que com ela desencadeou o estímulo nos estudantes da região para encontrar soluções sustentáveis no local onde moram, colaborando para melhorar a qualidade de vida com a iniciativa de plantar árvores, o tipo de ação que melhora a vida das pessoas em uma sociedade afetada pelas mudanças climáticas.
A professora doutora Michele Bissoli, da ECP, responsável pelo concurso Soluções Sustentáveis, disse que foi muito emocionante a entrega do prêmio para os estudantes de uma escola do interior, que com sua organização e criatividade venceu o concurso, o que mostra a abrangência da iniciativa que valorizou todo o Estado do Amazonas.
O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, esteve presente no evento e disse que o TCE, através da Escola de Contas Públicas, fez um trabalho educacional exemplar na área do meio ambiente, que foi muito bem acolhido por Parintins que venceu o concurso Soluções Sustentáveis.
Deixe um comentário